AS MAIS LIDAS DA SEMANA

AS MAIS LIDAS DA SEMANA
AS MAIS LIDAS DA SEMANA

segunda-feira, 30 de março de 2015

É BOM ACEITAR SUAS LIMITAÇÕES E MÉRITOS

            Quem de bom alvitre aceita suas limitações? Ninguém, ou quase ninguém. Tudo bem. Vamos, neste texto, mostrar alguns detalhes pertinentes ao ser humano que vão fazer as pessoas aceitarem as suas limitações em prol de uma vida mais feliz e promissora.
            As limitações dos seres vivos são aquelas que afloram em seu corpo ou em sua mente e os fazem não parecer com a maioria de seus pares. Muitas vezes essas diferenças já vêm desde o nascimento, herança pré-natal, outras vezes são adquiridas durante a vida, por acidente ou por doenças que deixam sequelas físicas ou mentais. Qualquer que seja a origem que limitou o acontecer físico ou mental, o resultado é o mesmo e tem a forma certa da boa aceitação.
             Vamos antes de mais nada conceituar o que vem a ser individualidade. Temos falado muito deste conceito – cada ser é único –; no entanto, devido à falta geral da maturação desse saber, em profundidade e pela população em geral, vamos adiantar. O organismo de todos os seres vivos vive em eterna luta pelo equilíbrio de cada segmento de seu corpo com todo ele. Ninguém tem qualidades ou defeitos por acaso. As limitações, por exemplo, são compensadas por exacerbações de outras características vitais compensatórias. Assim, uma dada pessoa que tem determinado estigma tem que ter outro em contrapartida. Ninguém pode exigir de outro ou de si mesmo só características “boas”; quem tem uma dada qualidade tem também um dado defeito. Temos que aceitar o pacote completo! Você também é diferente, sendo assim respeite as pessoas como elas são; você não tem que dar palpite na individualidade de alguém! Cada ser tem uma impressão digital diferente e é por isso que tudo nesse ser é único!
              Agora que conhecemos como funcionamos, é muito fácil aceitar as nossas limitações. São elas que nos fazem crescer em outros aspectos ou já ter nascido grande nesses outros dotes, conforme essas limitações tenham sido adquiridas ou inatas, respectivamente. A não aceitação de nossas dificuldades dará lugar a uma luta inglória de nosso próprio ser, que só irá disseminar agressões sociais, consequência da compulsividade e da autodesvalorização agregadas à transferência das próprias culpas a terceiros.
              Ninguém nos observa separadamente, todos querem o todo. Então se mostre como tal! Não deixe que admirem você em parte! Entregue-se completamente e identifique-se como você é: um ser diferente de todos os sete bilhões que existem no planeta Terra.

sábado, 21 de março de 2015

EM TEMPO DE ENEM: FONTE DE RENDA DE FRALDADORES

            Mais uma vez, o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) tem os quesitos divulgados antes do início da prova. Para mim, esse fato é muito natural uma vez que a distribuição dos cadernos de avaliação tem que ser feita antecipadamente devido às distâncias quilométricas entre determinadas cidades e a central de distribuição. A mania de querer usar determinados chavões como base “verdadeira” de critérios não passionais pode enganar ao povo, mas tem as consequências danosas, como visto.
            O erro do qual falo é querer aplicar a mesma prova em todas as cidades do Brasil e no mesmo horário, como se fosse possível, tal relâmpago, a distribuição dos exames gastarem tempo igual para serem levados a todos os confins do país. Então pergunto aos inocentes organizadores: é realmente para guardar sigilo e equidade? Ou é justamente para beneficiar alguns e prejudicar a grande maioria? Os brasileiros já estão cansados dessas farsas enganadoras que escondem as possibilidades de fraudes através de certos sofismas: provas iguais e abertas ao mesmo tempo acarretam critério salubre para os concorrentes!
            Quando a intenção é boa, devem-se adotar critérios mais racionais: aplicar os exames por regiões, respeitando-se a cultura e a estrutura socioeconômica do lugar. Selecionando-se de um banco de dados, por sorteio eletrônico, 80% dos quesitos com conteúdos de conhecimentos técnico-científicos gerais e 20% com teores regionais atinge-se esse objetivo. Essas centrais estabelecidas nas diversas regiões seriam responsáveis pelo sigilo e feitura das provas. Assim, é muito mais fácil coibirem-se as fraudes e, em consequência, obterem-se os resultados mais justos para todos.
            Até hoje, desde a criação, os ENEMs e os ENADEs têm sofrido críticas pelo formato de abordagem dos exames e pelas fraudes que têm ocorrido em suas aplicações. O Governo fica a apreciar e nada muda no segmento que tem conduzido, pelo menos aparentemente, a fraude nos exames: a distribuição das provas. Caso o processo de aplicação desses exames não mude, em toda a edição existirão falcatruas e tramoias em detrimento dos menos favorecidos, que terão de enfrentar as dificuldades culturais de suas regiões e ainda os estelionatários, que, comprando a informação dos quesitos dos exames, saem na frente por serem abastados!


sexta-feira, 13 de março de 2015

ACÚSTICA DE AMBIENTES

            Quando se pensa em um ambiente acústico vem logo à mente uma sala entapetada, com móveis estofados e cortinas (materiais absorventes) cobrindo quase todas as paredes (fechamentos). Na verdade, um ambiente acústico é moldado de acordo com sua utilização: ouvir bem (auditórios, teatros)  ou não ouvir bem (bibliotecas, restaurantes).
        O som em um ambiente vem diretamente da fonte (da boca da pessoa, do auto falante) ou indiretamente pelas reflexões (tabelando) em paredes, teto, piso e objetos presentes no local. São essas reflexões que dão ao ouvinte a ideia de envolvimento sonoro, assim como, volume e enriquecimento (criação de harmônicos ou acréscimos de frequências) no som.
              Só com essa introdução, já dá para entender que, se o ambiente for todo revestido com absorventes, não teremos reflexões e, consequentemente, empobreceremos o som. Materiais absorventes, como carpetes, cortinas e outros devem ser utilizados quando temos que corrigir algum excesso sonoro em uma ou mais frequência. Além dos revestimentos, deve-se cuidar da forma do ambiente  para que não haja fechamentos paralelos. Quando isso não for possível, pode-se corrigir com quadros, móveis, mesas, etc.
          Quando se constrói um “Home Theater”, deve-se contar com a orientação de um arquiteto especialista em Acústica Arquitetônica, pois, só assim, seu investimento no ambiente sonoro valerá a pena. Esse especialista cuidará também para que sua “sala de som” seja perfeitamente isolada dos outros ambientes contíguos, principalmente, aqueles que não pertencem ao seu domínio, como vizinhos e confrontes.
           É bom alertar que, materiais absorventes diminuem a intensidade sonora no lugar em que são utilizados, mas não são capazes de isolar esse ambiente de outros locais próximos. Infelizmente, por ignorância, popularizou-se o uso de “caixa de ovos” e outros materiais absorventes como isolantes. O material para ser isolante tem que ser “pesado”, maciço (não poroso) e liso. É bom cuidar das aberturas (portas e janelas) para não permitirem fugas pelas frestas, o som é a excitação do ar e acontece onde o ar consegue passar.
            Esperamos ter colaborado na melhor definição do seu Home Theater. Quanto menos absorvente, melhor performance do som e menor volume e consequente economia de energia!

quarta-feira, 4 de março de 2015

A PESSOA ESPECIAL É SEMPRE EXPLORADA EM NOME DA INCLUSÃO

            Quando um deficiente recebe do estado uma beneficie pode estar certo que não foi o querer incluir essa pessoa nos segmentos sociais, mas sim juntar créditos para a próxima eleição. A isenção de impostos no automóvel é bem exemplo quando se obriga o deficiente a possuir um carro de 2a e não um de luxo ou com opcionais que todos podem ter. Calçadas mal cuidadas com árvores seculares ocupando o passeio, projetos de serviços telefônicos e adoção de praças e logradouros sem pensar nos deficientes visuais, postes indicativos e sinalizadores sem regras de colocação nos calçadões, etc.
            Impostos atingem de forma brutal equipamentos e serviços para deficientes tornando esse comércio de “alto luxo”, bem diferente de outros países onde retiram os impostos, não só da matéria prima, como também do manufaturado, quando são feitos para utilização de pessoas com necessidades especiais. Num mundo globalizado como o de hoje, ainda se pensa no deficiente como um fardo morto para a sociedade carregar! Em qualquer parte do Planeta todos deficientes produzem ganho para o governo e para a sociedade através de seus trabalhos que são sempre primorosos e singulares pela própria vontade de construir, e bem, tudo que lhe é permitido e que transcende sua deficiência.
            Um talher especial para deficiente chega a custar dez vezes mais que um tradicional! Um pneu com a roda para uma cadeira de rodas atinge o preço de R$3.500,00 (três mil e quinhentos reais), não é o par! Só para citar algo que se desgasta  e sofre reposição frequente.
       Podemos dizer que existem indústrias de peças especiais e seus respectivos impostos que conspiram contra a independência ou viabilidade de vida dos deficientes. Tornando possível a vida dos diferentes físicos e mentais muito se conseguiria, em termos de equipamentos e serviços para a sociedade, e, impostos para o governo. Infelizmente, a ignorância gritante dos nossos homens públicos é terrível e é por isso que eles se entretém, em sua grande maioria, a roubar e criar leis obtusas em prol de um viver fácil com o dinheiro do povo. O governo incompetente tem que viver é de falcatruas e deslizes, pois não são capazes de construir coisa alguma que puxe pelo saber e inteligência. A incapacidade mental dos governantes os fazem ver nos deficientes a incapacidade que habita os seus próprios corpos políticos cheios de perversidade, inveja e corrupção, criando as dificuldades para gerar as facilidades que alimentam seu viver vazio!