AS MAIS LIDAS DA SEMANA

AS MAIS LIDAS DA SEMANA
AS MAIS LIDAS DA SEMANA

quinta-feira, 18 de junho de 2009

O ancião e a necessidade de acontecer

E quem não tem uma pessoa próxima a si com idade avançada? É bom então, conhecer um pouco de como esta mente que já trabalhou muito, se comporta na famosa terceira idade.
Antes, de mais nada, temos que analisar toda a vida anterior do velho para sentir de perto as conseqüências que transparecem hoje, e, ao mesmo tempo, não esquecer a sua ligação conosco.
Normalmente o idoso transmitiu muita sabedoria a seus pares e a partir desses conhecimentos floresceram as atitudes deles. Hoje, algumas vezes, os jovens, sem valorizar o impulso que os levou a tal, se acham mais sabidos e atuais que o seu “mestre”.
Quando analisamos os dizeres e comportamento dos idosos, sempre observamos o valor que ele dá àqueles que “criou”, orgulhando-se do sucesso na profissão alcançado por eles ou o comportamento social, ou finalmente qualquer destaque que ele tenha no seio da comunidade. Caso nenhum destaque aconteça, o educador o cria, contanto que a vida do sucedido goze de seu legado.
Essas colocações do idoso nem sempre são reconhecidas ou comentadas em viva voz pelo aprendiz. Muitas vezes não por maldade dos jovens, mas por acharem que tem recebido esses comentários elogiosos pelo seu sucesso, devido ao esforço pessoal, e não pela educação que lhe foi dada. Na verdade sempre é esquecido o fato que “toda caminhada começa pelo primeiro passo”.
Desta feita o ancião começa a exigir os seus feitos, fazendo uma cobrança aos jovens. Essas cobranças nem sempre acontecem com aqueles que receberam a ajuda, mas com certeza, a pessoas próximas a ela.
Assim, quando um velhinho ligar para você e disser que está com uma dor, vá levá-lo ao atendimento, mesmo que tenha certeza que os exames, mais uma vez, não vão acusar nada, mas com certeza a melhora virá de imediato. A busca pelo médico foi apenas uma forma de dizer eu existo. Outra maneira é aquela de convidar os “sobrinhos ou filhos” para comer um “prato” delicioso sempre feito muito bem. É uma forma de receber “carinho” das companhias, mesmo que a princípio pareça que o carinho está sendo dado pelo convite para o almoço. Os jovens sempre estão muito ocupados com os trabalhos tão exigidos “hoje”. Assim eles próprios farão isso por não poderem fugir ao convite.
O contrário também acontece.
Um belo dia o filho chama o pai para passar um domingo em sua residência. Lá chegando estão os amigos do “pimpolho” que conhecem o papai e admira a dedicação do filhinho ao convidá-lo. Então surge a dúvida no ancião: “será que este convite foi para completar a festa ou foi para mim mesmo?” E logo vem seu teste; pai: “meu filho qual será o almoço?” Filho: “camarão, filé e galinha, depois do churrasco”. Pai: “meu filho, dá para sair um peixinho frito no almoço?” Filho: “claro, papai”. Durante o almoço o “velho” não tocou no peixe. Então o filho perguntou: “papai, não comeu o peixe? Estava ruim?” O pai: “Não, meu filho, eu preferi a galinha!”
Na verdade, aquele pedido foi feito pelo “velho” para testar o seu prestígio junto ao filho. O velho não estava mesmo querendo peixe.
Assim, devemos jamais esquecer essa vaidade dos mais velhos que a todo custo tenta mostrar aos mais jovens o seu valor. Muitas vezes julgamos os idosos rabugentos, no entanto fiquem certos de que é a necessidade de seus feitos serem reconhecidos, que os fazem assim.
Precisamos dar mais atenção aos nossos precursores, porque o certo é que lá chegaremos um dia e bom é ter sabido disto agora. Os atos praticados pelos idosos são em suas maiorias inconscientes, lembremos disso.
Resumindo: o querer valorização pelos feitos na juventude, a vaidade de ter a vivência, o querer atenção e respeito dos jovens e demonstrar o poder e pujança apesar da idade, são anseios daqueles de terceira idade que os fazem agir como eles agem. Pensem nisso.

3 comentários:

  1. Parabéns Wilson. Agora todos interessados poderão compartilhar dos seus conhecimentos científicos, trocar idéis, concordar, discordar, pois só assim pode-se constuir um novo saber.
    O apredizado é sempre renovado, é interminável.
    Um grande abraço e muito sucesso pela brilhante idéia.
    Osório

    ResponderExcluir
  2. Prezado Dr. Wilson, parabéns pela iniciativa. É muito importante um espaço de aprendizagem como esse. Saudades de Sr. Marinho...
    Forte abraço!
    Carolina Bacelar

    ResponderExcluir
  3. Wilson querido:(lembra o nosso querido Sr. Marinho)
    O que é aquilo?
    Várias vezes, o pai pergunta ao filho e este responde: é um passarinho papai. Depois de um certo tempo da mesma pergunta, o filho responde irritado, é um passarinho papai. Então o pai vai buscar um velho diário e entrega ao filho que lê: quando você tinha 3 anos me perguntou 2000... vezes o que era aquilo e eu respondi todas as vezes te dando um abraço, aquilo é um passarinho. Eterna saudade. Solange

    ResponderExcluir