AS MAIS LIDAS DA SEMANA

AS MAIS LIDAS DA SEMANA
AS MAIS LIDAS DA SEMANA

sábado, 6 de novembro de 2010

VIVA A FELICIDADE COM VOCÊ!

A felicidade não é circunstancial em relação a terceiros. Depende primordialmente do nível intelectual do cidadão e de seu poder cognitivo. O conhecimento se constitui como uma série de informações que servirão de base para comparações que elucidarão qualquer dúvida na hora de julgar-se feliz ou não. O raciocínio levará a pessoa a uma análise mais apurada dos dados oriundos de sua vivência.
Para encontrar a felicidade faz-se necessário inicialmente conceituá-la. Uma vida feliz acontece quando a maioria de seus momentos é de felicidade. Estar feliz é continuar lutando pelas mudanças possíveis e desejadas, sem jamais perder o estímulo. É amanhecer com seus objetivos bem definidos para cada dia, dia após dia.
Por outro lado, aceitar o que não se pode mudar é uma diretriz para usufruir da felicidade. Remoer o desgosto com a certeza de que não é possível transgredir o acontecido é buscar ser infeliz. Não há solução para a dor da morte de um ente querido, então temos de acolher esse fato como pertencente a nossa existência e consequentemente absorver essa demanda com a naturalidade do saber que a antecede.
A consciência permanente, buscando, em resumo, mudar o que se pode e aceitar o que não se pode mudar, constitui-se o princípio da felicidade. O homem simples vive feliz porque entende que pouco pode mudar e assim aceita os desígnios de Deus. Com sua fé, completa suas necessidades de conhecimento e cognição, é um afortunado.
O cidadão rico e poderoso vive a descobrir o que pode mudar para tornar o mundo como ele o deseja. Jamais concorda em aceitar o que não pode mudar e, a cada dia, trava uma luta insana, querendo mudar o que não pode. Avassalador, vive lutando para ser o que não será capaz de ser. Isso quando o saber e a cognição lhe faltam.
Quando citamos o saber e a cognição, falamos do poder da introspecção que alude à meditação e ao julgamento, sem paixão, do porquê dos comportamentos humanos e da natureza. É a convicção de ser existente e reprodutor da espécie, sua obra principal, junto com os outros seres vivos. Tão orgulhosos como nós mesmos.
É muito fácil ter a felicidade. Ela não tem quantitativo que se junta para, um dia, obtê-la de forma plena. Já está dentro de nós, veja o homem simples, mas a nossa sede do sempre mais do menor querer expulsa de forma bestial essa dádiva gêmea conosco. Você é feliz, você é a felicidade, desfrute-a.
Não devemos questionar a felicidade, mas sim utilizá-la. Olhe ao seu redor e saiba que você tem algo superior a todos e que todos têm algo superior a você. Descubra a felicidade que está em seu interior. Não é o meio, não é a sociedade, não são os costumes nem mesmo as pessoas que fazem você feliz.
O ambiente renova-se a cada momento, são os caprichos da natureza seguindo seu destino. Os costumes sociais renovam-se toda hora com novas tecnologias, e seus pares estão sempre pensando em si mesmos, relegando você ao segundo plano. São as verdades gritantes.
Felicidade é viver com tudo que lhe sobra, sem buscar de forma absoluta o que sobra em outros e que lhe falta. Falta porque se quer ter, não o que se precisa, o que é natural para os outros. A vaidade de ser completo invade, de quando em vez, a mente das pessoas que não se impõem aos outros nem a si mesmas.
Lutar para se ver o melhor é a mais salutar maneira de expressar a felicidade, ela vem de dentro de cada um de nós. A felicidade não se compra nem se faz, ela é sim a auto-satisfação, simplesmente está presente na mente de todos, é só deixar que ela conviva com você.

Um comentário:

  1. Faço minhas as suas palavras professor,e ainda cito Machado de Assis:Deus, para felicidade do homem,criou o amor e a fé;e o diado, por inveja, fez o homem confundir amor com casamento e fé religião.Temos uma boa parcela de responsabilidade na nossa produção de serotonina cerebral.Mas enquanto um Estado não se tornar laico,impossível a sociedade progredir.A paz que gera felicidade deve ser praticada entre as pessoas independente de credo,raça,classe socialetc.Utilizando bom senso e consciência moral não precisa de projeto pueril de felicidade-Cristóvão Buarque.Enquanto isso há livros de auto-ajuda(aliás um dos setores que mais crescem nessa área)com vendas exarcebadas incutindo no juízo da pessoa que ela ,individualmente, é a responsável pelos seus sucessos e fracassos.Isso é regredir.As pessoas estão interligadas ao meio social como um todo,todos devem exercer sua cidadania para que haja a felicidade coletiva.È próprio do capitalismo esse pensamento de cada um por si e Deus por todos.E o mundo não funciona assim.Livros de auto-ajuda muitas vezes desviam o cidadão da prática do socialismo que é o que deve existir.Espero ver um dia um parlamentarismo socialista nesse país pois o presidencialimo já anda fadado e tendencioso por aqui desde a saída de Getúlio Vargas(esse que fundou quase tudo no Brasil).Não sou atéia mas concordo em muito com os irmãos ateus:Estado sem laicicidade gera infelicidade,baixo nível cultural,preconceitos e conflitos religiososos com tudo que há de bom e honesto quando bem aplicado e estudado:a ciência,a sociedade,a economia,a filosofia e principalmente a política.Quando as pessoas pararem de se auto-sugestioram com ensinamentos ultrapassados o Brasil será mais feliz.Encher só o estômago do pobre não resolve não.Infelicidade está muito ligada a inanição intelectual,falta de oportunidades na educação da população.Manipulam o conhecimento para que sempre haja a classe mais baixa para os servir:os endinheirados felizes.E o pobre que se auto-sugestione,cai na deles,nesses livrinho:contentem-se com os lírios dos campos,indiretamente o que ele querem dizer mais não dizem diretamente a classe a subalterna é o seguinte:FINISH YOUR TIME.THE END.

    ResponderExcluir