AS MAIS LIDAS DA SEMANA

AS MAIS LIDAS DA SEMANA
AS MAIS LIDAS DA SEMANA

quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

O GRANDE CONCEITO DO SIGNIFICADO DE DEUS

Para se encontrar o significado, junto a você, de um ente ou um objeto é necessário que ocorra uma relação biunívoca ou perfeita entre os dois elementos. O homem gosta de justificar suas atitudes perante seus pares com o intuito de resguardar-se de críticas e buscar sua autoconfiança ou segurança. Dessa forma é muito comum estabelecer uma relação de intimidade ou convivência, não existente, quando se deseja agregar algum valor a alguma relação.
Essa atitude é admissível, no cotidiano, quando falamos de pessoas de nossa relação ou de objetos com os quais nós temos convivido. E lá vem uma série de histórias para justificar o querer bem, ou não, a essas companhias. Quando falamos de Deus não é possível agir da mesma forma.
O conceito de Deus não se pode definir racionalmente. Temos que entendê-lo por abstração. O universo que nos cerca, os acontecimentos absolutos que não admitem afrontas, a não consciência do início e desenvolvimento do sistema de vidas e da evolução que está presente em nossas vidas afirmam a existência de um ente superior indescritível.
Nenhum mortal deve ser imagem e semelhança desse ente quase mágico que tem onipresença e onisciência de todo o Universo. É a parte inteira do todo, é a presença além do passado e futuro, é a forma de ser desejado, é continente e conteúdo, é observador que comanda, mas não influi na determinação do seguir da evolução.
Li, certa vez, o que alguém escreveu sobre o que é ser um “grande homem”. No texto, tudo que se lia acerca de uma dada qualidade da característica de ser um grande homem esbarrava na contraposição de um defeito. É assim, mas pode não ter tal qualidade... Todo o descritivo transcorreu desse modo. Finalmente a grande proposição é solucionada e se diz: o “grande homem” é aquele que tem a imagem e semelhança a Deus.
Ora veja, a grande conclusão foi apontar a mais demoníaca qualidade para o ser humano: a vaidade, como motivo que o engrandece. Semelhança com Deus. Que significado de Deus posso eu dar a quem se assemelha a Ele? E essa proposição se constitui na grande maioria dos viventes. Tenho que escrever para poucos, mostrando que existem significados que transcendem o nosso entendimento. Não podemos apenas compreender a inaptidão dos seres ditos irracionais e não acordarmos para o nosso incauto saber!
Quando falamos o que Deus significa para nós, vamos de logo suprindo todas as necessidades de nossos vazios. Colocamos para Ele todas as funções que desejamos de alguém que nos falta. O patrão para dar emprego, o médico para dar saúde e tudo mais que nós desejamos e teremos de obter com dificuldades.
Na verdade, o Deus popular é aquele que supre as nossas angústias e os nossos quereres sem cobrar, sem reclamar. De quando em vez, lembramo-nos de agradecer as beneficies recebidas, quando o pouco entusiasmo as tinha como quase impossíveis. É pobre esse significado de Deus!
A necessidade de formatar o pensamento e tudo que nos cerca com soluções efêmeras nem sempre preencherá o vazio que nos faz distante da consciência do nosso Deus. Quando se deixar de questionar o início e o final dos tempos, como tudo teve seu despertar e quando chegará ao ocaso, aí sim, poderemos entender o que seja Deus.

Um comentário:

  1. E o planeta "azul" na Casa Verde!O mundo em duas ideologias:Direita e/ou Esquerda...volver!
    A direita diz crer em Deus, no entanto usam seu nome em vão, muitas vezes, com propósitos políticos e religiosos(muito disso é mito,qualquer cientista social sabe disso) visando lucros que não condizem com o bem-estar da sociedade.A esquerda diz crer na Ciência,mas deturpam a mesma ao afastá-la de Deus.Dizem que Deus nos refuta a razão, -o que é a razão,irmãos ateus?-isso é relativo, peguem sua ciência e vão a teoria da relatividade.Deus é comprovadamente assunto para a Física.O tal acelerador de partículas,vocês dizem que vai acabar com Deus,mas é o contrário,se utilizado com bom senso, pode nos revelar a sua face material energética em algum nível,ampliando mais ainda o conhecimento sem ilusões,diminuindo a agressão financeira ao nome de Deus iniciada pelas igrejas empresas anteriores a Idade Média que utiliza alguns textos sagrados que tentam nos humanizar na sua face poética/espiritual para lucrar.Por isto concordo com certos pontos de vista:religiões estão um tanto fadadas.A História é mutante,não pode acompanhar tanto atraso,a sabedoria é a religião da Ciência.
    A morte não é um castigo.Apenas um fenômeno a ser esclarecido melhor à luz da Física.O organismo perecido de suas funções extingui-se,e a energia dissipa-se retornando para sua fonte original.Contudo qualquer corpo em bom funcionamento pode captá-la.Lembrem-se de Lavoisier(é assim que escreve o nome dessa entidade?):nada se cria,nada se perde,tudo se transforma.Deus é o Universo.E a existência deste Universo independe da gravidade que nos prende a Terra.
    Professor,comecei a aceitar Deus aos cinco anos de idade,sem influência de religião alguma nem de alguém,que ninguém tinha falado-me sobre ele ainda,foi apenas através de fenômenos que têm explicação lógica na Física.Para mim Deus é amor pois nos doa de seu "sopro" e nos põe em relação com outros "sopros" para evolução das moradas.Porém, que fique claro, ninguém está apto a ser dono da verdade: as experiências são únicas,como impressões digitais.Devemos nos respeitar:ateus(estes não são pessoas más e ajudam a humanidade,apenas adotam um outro padrão de conduta moral.Pessoas que provocam desordem no mundo são os anti-sociais e com potencial psicopático,e independem de ser ateu, são doentes que não fazem tratamento médico)e os que crêem.
    É,gênio quando o princípio vital se esvai vem o ocaso,podemos transcender o "véu",abismados compreenderemos que essa energia, um pequenino grão de mostarda ,remove nós,todas as montanhas das moradas,com propósitos de evolução mas não poderemos removê-lo jamais, que dele jorra toda a fonte,inclusive da qual fazemos parte,nisto constitui-se a verdade imagem/semelhança.Se a Ciência estudar mais,no tempo certo, vai encontrá-lo.Porque essa energia universal,Deus,é simplesmente INESGOTÁVEL!
    Meu velho,são 5;30 da manhã,25-12-2010 e já amanheço desse jeito:falante,cantante,alegre,cheia de energia e disposta:CREIO EM DEUS GRAÇAS AOS IRMÃOS ATEUS!,SERÁ QUE ELES AINDA NÃO SABEM?VALEU,QUIMERA,FUI!!!Ass: Moça do forte de Pau Amarelo,mas não sou bairrista,eu gosto é da Física!

    ResponderExcluir