AS MAIS LIDAS DA SEMANA

AS MAIS LIDAS DA SEMANA
AS MAIS LIDAS DA SEMANA

domingo, 5 de junho de 2011

O BULLING NA ESCOLA E NA WEB



Em 14 de agosto de 2010, publicamos, em nosso blog, um artigo falando de forma discreta sobre os bullings nas escolas de hoje, cujo título é “Bulindo com o grande encanto do saber”. Para evitar a divulgação perniciosa de acontecimentos nefastos, procuramos evitar o nome “bulling”, pois se deve evitar a proliferação de certas atitudes desumanas para coibir a sua propagação. Nesse artigo, fazíamos uma comparação entre os comportamentos do passado e os de hoje nesses procederes.
Infelizmente os meios de divulgação bastante fortes insistem em divulgar as perversidades oriundas desse costume de infelizes criaturas que, para aparecerem, precisam utilizar-se de pessoas diferentes que lhes causam algum tipo de inveja. Quando a informação possui uma mensagem que tende a minorar esse abuso da liberdade de dizer o que se quer, ainda funciona, no entanto essas publicações simplesmente informam como o bulling está acontecendo, inclusive comentando que se tem entendido além do presencial, pois está ocorrendo também em demandas virtuais.
Assim, resolvemos comentar de forma direta o porquê do bulling. Mais uma vez, o êxodo familiar (pais ausentes) tem criado a superproteção aos adolescentes que, em vez de enfrentarem os desafios, buscam o amparo dos pais que realimentam suas carências, tornando-os “indefesos”. Antigamente a regra era “se voltar apanhado, apanha”, hoje é “estamos aqui para defendê-lo”. É claro que utilizamos o jargão de forma cruel para os dias de hoje, mas valeu o significado do defender.
A internet tornou-se a TV dos comuns. Todos querem aparecer junto aos sites sociais como se estrelassem numa televisão. Colocam retratos de si, de seus amigos e familiares, utilizando o espaço que agora pertence a todos. Claro que dentre os frequentadores desses sites estão os vagabundos, os incompetentes, os incapazes, os vazios de tudo e com nada, para atormentarem pessoas que, bem intencionadas, limitam a leitura do “espaço”, de um público quase infinito, àqueles que convivem consigo no dia a dia, na web.
O desprezo por esses falsos humanos que se ocupam em fazer o mal às pessoas será sempre a solução. As acusações e relatos só devem ser levados em conta quando partem de pessoas criteriosas e que possuem credibilidade no ambiente. Que preocupação se deve ter com anônimos que negam sua própria existência buscando a calúnia para seu gozo individual e solitário (sem plateia)? Que busquem eles seu destino com as heranças do mal.
Nas escolas e no trabalho, enfrentar os perniciosos é mais fácil, pois o incômodo não é virtual, e, mais cedo ou mais tarde, eles amargarão as consequências de seus atos. As necessidades sempre virão e nessas ocasiões se arrependerão de terem queimado uma amizade que, de repente, fez-se a sua luz! A busca de um emprego ou favor vai tornar-se mais difícil para os que praticam o bulling.
Todos são necessários. O reverso é a mudança das posições relativas do observador. Não devemos esquecer que um dia o caçador será caça!

Um comentário:

  1. Eles devem gostar daquele jogo: o gato e o rato, caso psicopático. A mente do psicopata tem essa especificidade. Mas ouvi dizer que começaram identificar particularidades no hipocampo dessas pessoas visando desenvolver estudos que possibilitem alguma possível técnica cirúrgica. Psicanálise não resolve estes casos 100% e remédio só funciona se for para deixá-los sedados 24h tipo acordado "robô"
    O que mais assusta é que nos deparamos com gente assim até em ambientes acima de qualquer suspeita e onde eles jamais deveriam estar trabalhando. Nem todo psicopata tem nível intelectual baixo e por isso fica difícil identificá-lo para o enquadrar como um deficiente mental. Tem o psicopata do morro e tem o psicopata do Senado! Eis uma doencinha obscura. Será que é só uma estrutura no cérebro ou o componente genético? Psicopatas podem gerar psicopatas? Sei lá! Talvez, Dr., os psiquiatras poderiam fazer a experiência coletando o sêmen de um renomado psicopata e fertilizar o útero de uma mulher muito psicopata.Melhor se forem gêmeos: coloca um num ambiente humilde e outro num ambiente requintado. E veremos no que vai dar...
    Ab,MESTRE! mdfte

    ResponderExcluir