AS MAIS LIDAS DA SEMANA

AS MAIS LIDAS DA SEMANA
AS MAIS LIDAS DA SEMANA

domingo, 21 de agosto de 2011

COMO MUDAR A MENTALIDADE DAS PESSOAS?

Muitas vezes, tenta-se criar uma ideia nova através da imposição que chega de forma abrupta. O resultado disso é a não consecução dos objetivos. O novo fenece, por isso torna-se mais difícil a implantação, mais adiante, pelos caminhos certos. A adoção de uma forma diferente de pensar ou agir, geralmente, busca o disfarce como uma forma de adequar, pouco a pouco, a ideia emergente.
Lembro-me de que as pesquisas para diminuir o ruído entre os pneus dos automóveis e a estrada fizeram diversas mudanças no trato dos pneus. Pneus sem câmeras e pneus cinturados foram adotados com esse objetivo. Entretanto para a aceitação da comunidade foi dito que os pneus sem câmara proviam um esvaziamento lento quando perfurado nas estradas, possibilitando a escolha de um local mais propício para a sua troca.
Da mesma forma, que a malha de aço dos cinturados garantia maior durabilidade por ser mais forte. O público foi se adequando aos novos preços, mais altos, em busca dos benefícios propagados pelos fabricantes. Paulatinamente foram sendo retirados do mercado os pneus não cinturados e os com câmaras. Até hoje, os grandes consumidores não conhecem os verdadeiros motivos das mudanças dos pneus, comentadas no parágrafo anterior.
Como acontecem essas “imposições” (evitar perdas auditivas por excesso de ruído nas estradas) para o bem, podem acontecer outras para vantagens de terceiros. Assim é preciso não se envolver com as novidades antes de especular a sua realidade. Quando o entorno muda, muda a relação das pessoas com o entorno e, consequentemente, essas mudam.
As tatuagens e os piercings, pouco aceitos pelas mentes mais tradicionais, foram rejeitados devido ao uso por pessoas discriminadas. Aos poucos, outro tecido social não estigmatizado começou a adotar a tatuagem e os piercings, então hoje se tornaram bastante aceitos pela sociedade. A política não invasiva é atualmente utilizada para mudar as pessoas, pois a divulgação sufocante dos meios de comunicação e outras tecnologias não atendem como forma de mudar a cabeça das pessoas.
É preciso mudar o entorno para alcançar as mudanças do pensar de cada um dos membros da sociedade. Na educação, muitas mudanças têm ocorrido em busca de uma adequação maior dos moldes nacionais àqueles dos países mais ricos e tecnologicamente bastante preparados. O uso de tecnologias emergentes sem os cuidados necessários com o entorno tem transformado essas mudanças em falácias.
Cursos superiores presenciais que adotam disciplinas “online” têm afastado seus alunos das salas de aula. Não dão atenção ao entorno e querem mudar a cabeça do estudante! Admitemos que os cursos a distância têm presentes professores pós-graduados para acompanhar as aulas virtuais, imaginem essas disciplinas sendo dadas sem um professor presente como tem ocorrido nas escolas de cursos presenciais que utilizam como parte de seus currículos essas disciplinas “online”.

Um comentário:

  1. O que é o entorno?
    O entorno é o espaço limitado ao nosso redor?
    Então deve ser por isso que hoje em dia criança começa a montar o quebra-cabeça sozinha em casa e manda para o outro lado do mundo civilizado, e mestres com anos de estudos nem se deram conta da facilidade do cotidiano em nossas vidas.
    Precisa haver diálogo, estimular debates, conhecer as mentes , apropriar os gostos ao edificante social na área educacional.
    Dá dois remedinhos para o menino: o xarope e o descongestionante nasal em conjunto...funciona: contudo atuando por duas vias distintas. Outro exemplo-remédio: paracetamol+codeína)= a combinação superou a soma isolada. Em termos educacionais: dissociar a mente do contato social só é vantajoso para meditações reflexivas construtivas. O novo requer desconstruções dos padrões que já estão institucionalizados seja de forma mecânica, inconsciente, estigmatizada. O entorno, o que nos cerca precisa ser aprendido para que o todo supere a soma das partes isoladas! Desta maneira é que se constrói um país... sem alicerces qualquer nos conhecimentos científicos nenhuma sinergia haverá sem esforços conjuntos irmanados, creio, Dr.Wilson... leitora do forte,abç. E SINERGIA!

    ResponderExcluir