AS MAIS LIDAS DA SEMANA

AS MAIS LIDAS DA SEMANA
AS MAIS LIDAS DA SEMANA

quinta-feira, 15 de setembro de 2011

O EAD NOS CURSOS PRESENCIAIS

Nós temos insistido, em nossos comentários, que um país como o Brasil, de dimensões continentais, não pode nacionalizar nenhum nicho devido à grande diferença de costumes trazida pela própria cultura das regiões e pelo poder aquisitivo das mesmas.

A educação universitária é um desses nichos que não admite tratamento igual em todos os recantos do nosso país. A tradição de algumas culturas, nos diversos eventos sociais, leva cada uma dessas comunidades à rejeição de determinadas imposições, venham elas de onde vierem. Um exemplo bastante claro é aquele que tem acontecido com a adoção, por algumas escolas daqui do nordeste que foram compradas por grupos do sul, de disciplinas “online”.

É verdade, que o nosso sistema de ensino universitário admite a integralização do currículo, contemplando até 20% do total da carga horária dos cursos com disciplinas a distância. Isso pode ser adotado não obrigatoriamente, mas, assim adotado, deve-se levar em conta o valor do investimento educacional do aluno, reduzindo-se a mensalidade escolar. Os custos do ensino caem bastante quando se utiliza disciplinas “online”.

Na realidade, as escolas que optaram pelo uso de disciplinas a distância nos cursos presenciais, não têm reduzido o valor do compromisso financeiro do aluno nem têm colocado um tutor com pós-graduação na área durante essas aulas, como acontece nos cursos a distância regulares. Pelo contrário, esses componentes curriculares (disciplinas) são estudados apenas “online” e em casa, sem qualquer suporte presencial.

A colocação da informação tecnológica quer invocar o uso da tecnologia sadia, o que não ocorre. O engodo do pouco uso de laboratórios em troca das disciplinas ensinadas de forma virtual justifica a modernização dos métodos de ensino que não acontece.A inclusão que perde o sentimento nativista no conceito de nacionalização cresce em prol apenas do governo e de “educadores” empresários. A cultura que faz descolorir o amor pátrio e a adoção de práticas internacionais que segregam a nossa cultura e rebaixam o nosso estímulo fará parte de nosso futuro. A perda do croma Brasil terá, enfim, lugar. As conquistas estrangeiras, dessa forma, terão maior facilidade, enfrentando um povo que pensa igual sem o poder do diferente e desconhecido que assusta os invasores.

O resultado disso é a evasão de alunos dessas escolas que vão em busca das faculdade nas quais todas as disciplinas são presenciais. Enquanto isso em Brasília e no sudeste, devido a maior riqueza da informação, essa violência não tem sido repudiada pelos alunos que são explorados sem se tocarem.

4 comentários:

  1. Prof. Wilson, boa noite!
    Meu nome é Luiza Roberta. Cheguei ao Quimera através de minha amiga Cláudia Elisabete. Estudamos juntas no Esuda. Epoca em que frenquentei sua casa, ainda menina, Junto com meu irmão Sérgio Higino Neto que foi colega te sala de Tita. Fizemos o antigo primário juntos.
    Bem, vim aqui para perguntar ao senhor o nome da belíssima música que tocava "lá no colégio" na hora do cada intervalo. Caras lembranças tenho de lá! Ficarei grata e feliz se me passa essa informação.
    No mais, estou encantada com o Blog. Parabéns! Sei que ficarei muitas boas horas por aqui!
    Um abraço,
    Luiza Roberta.
    lrdds@hotmail.com

    ResponderExcluir
  2. Adorei! vim comentar aq pq n sei como fazer no local onde está! Lindas palavras!
    Luiza Roberta.

    ANSIEDADE INFINITA
    E EU TE ESPERO, MAIS QUE ANTES
    E EU TE DESEJO, POSTO AGORA.
    E A VIDA BATE FORTE, NAQUILO QUE NÃO É.
    E A VIDA ESQUIVA, TODA ÂNSIA E BUSCA
    COMO QUALQUER OUTRO DIA ESTÁ PRESENTE
    O CONFLITO, A ESPERANÇA SACODE A GENTE
    O DIA CORRE E A ANSIEDADE INFINITA
    QUE CONSOME, DOE E GRITA.
    MAIS QUE NUNCA COMO ESSE DIA SÓ, FOSSE,
    GOSTARIA DE TÊ-LA PRESENTE NA SEQUÊNCIA DAS HORAS,
    QUE SE TORNAM DECRESCENTES AGORA.
    POR QUE ESSE FINITO VEIO?
    DETERMINANDO, ENCURTANDO, PARANDO NO
    MEIO!
    E COMO AINDA NÃO BASTASSE
    LEMBRAVA E REPETIA, COMO PARA CONVENCER,
    QUE ESSA NORMA DEVERIA EXISTIR PARA SOBREVIVER.
    E MIL ALUCINAÇÕES NO DECLÍNIO ACONTECERAM
    TUDO TROPEÇOU, TUDO DESANDOU, MORREU.
    A ESPERANÇA, QUANDO A AURORA EXPLODIU
    DO RENASCER DE TUDO QUE PARTIU,
    E O CONTINUADO, PARA MIM SEQUÊNCIA,
    ERAM APENAS A CONFIRMAÇÃO DA SENTENÇA.
    COMO NÃO SE PODE ENTENDER O FEITO AGORA
    RETORNO AOS DOIS PRIMEIROS VERSOS NESTA HORA.
    E EU TE ESPERO, MAIS QUE ANTES
    E EU TE DESEJO, POSTO AGORA.
    Wilson Barretto (1965)

    ResponderExcluir
  3. Dr. Wilson, este tipo de ensino acho interessante para quem tiver algum tipo de deficiência e não se adapte ao ensino presencial porque este também não tem profissionais capacitados para acolher certas especificidades.
    Penso que uma pessoa sadia fisicamente e mentalmente jamais optaria por esta modalidade.
    Outra, seu DR. ... MEU PENSAMENTO É ESTE: HOMEM É HOMEM...(jamais um ponto final,infinita sua natureza tanto biologicamente(veja, por exemplo, que em algumas bulas de certos medicamentos o efeito não é o mesmo em todas as raças quanto a administração da dosagem) quanto culturalmente).
    Professor, veja a infinidade de macacos, de pássaros, cachorros, gatos. A raça não é igual, dentro de algumas dessas possibilidades, digamos, consideram-se relações pacíficas.OUTRA: ÀS vezes até uma cadela amamentando adota um gatinho como filho sem estranhamento.Isso tudo que digo é em relação ao que vocês homens chamam animais irracionais. Se os irracionais conseguem quebrar a barreira do estranhamento com outras espéciés... Oi, o gatinho perto da cadelinha não vai deixar de emitir o "miau" é típico de sua cultura letrada instintiva, e nem a cadelinha que o amamenta deixará de dizer "au-au" cultural, ainda assim manterão relações ótimas(quem já não viu uma casa com três espécies de animais diferentes vivendo harmonicamente: o gato, o cachorro e o peixe? E cada qual respeitando o espaço de cada um) Então, O QUE DIREMOS DE NÓS HUMANOS, TEMPLOS DA DA SABEDORIA E RACIONALIDADE NA EVOLUÇÃO DAS ESPÉCIES QUE NÃO CONSEGUIMOS ACOLHER SEM ESTRANHAMENTO AS ESPECIFICIDADES DE NOSSO PRÓPRIO SEMELHANTE, VEM O PRECONCEITO QUERER NEGAR A DIFERENÇA QUE É PALPÁVEL EM TODOS OS SENTIDOS: AUDIÇÃO,PALADAR,OLFATO, TATO, CORPO E MENTE?
    È, interessante, mestre Wilson, mais quanto mais medita-se, retorna-se ao velho eclesiates: VAIDADE DAS VAIDADES...
    Cordialmente, em forte de pau amarelo, a leitora Claumaria. BEIJUXS!

    ResponderExcluir
  4. E,SÓ PARA COMPLEMENTAR porque curto este blog:
    HOMENS SÃO ANJOS DE APENAS UMA ASA; SÓ CONSEGUIMOS VOAR QUANDO ABRAÇAMOS OUTRO ANJO. Claumaria
    Outro beijo!,
    DR.Wilson.

    ResponderExcluir