AS MAIS LIDAS DA SEMANA

AS MAIS LIDAS DA SEMANA
AS MAIS LIDAS DA SEMANA

domingo, 14 de abril de 2013

O MILAGRE DA VIDA


             Vive-se, a cada dia, buscando a sobrevivência. Todos os seres vivos precisam ser predadores de outras espécies para colherem o alimento que dará sustento às suas vidas! Como acontece esse mecanismo da sustentabilidade? Comemos todos os dias e jamais pensamos no que estamos ingerindo e no resultado dessa ação. Vivas, poucas espécies animais e vegetais. Mortas, todas as iguarias que são congeladas, após a morte, e nos serve para mantermos a vida. Ou seja, a vida é mantida por mortos: eis o milagre!
            A ciência nos traz justificativas, as mais diversas possíveis, de como esses alimentos nos nutrem: legumes, verduras e frutas ricas em vitaminas e sais minerais, carnes, vegetais e tubérculos ricos em proteínas e carboidratos, etc. Muito fácil avaliar o conteúdo desses alimentos, mas será que nosso organismo absorve esses poucos miligramas sem processos? Claro que não! Uma verdadeira usina existe em cada ser e essa fábrica dá vida a esses “presuntos” de forma a manter as nossas vidas.
            Tal qual o calor dos combustíveis conduz a uma transformação de energia, movendo artefatos, iluminando ambientes, refrigerando o ar, ampliando os sons; nosso organismo, de forma microscópica e silenciosa para nossa escala, realiza esse trabalho de transformação que nos faz permanecer com vida! Entender de forma superficial e simplória todos esses mecanismos é muito fácil. Olhar para a essência desse ritual que nos mantém vivos é muito difícil!
            A cada segundo, nós somos comandados por vermes, bactérias, vírus, fungos e mais uma infinidade de espécies que se alimentam de nosso corpo vivo e nos mantém vivos desde que o equilíbrio na “comunidade” aconteça! Nós, vivos, alimentamos toda essa “fauna” que, a qualquer momento, pode nos destruir! Tentamos manter esse equilíbrio sem qualquer ciência, pois simplesmente com antibióticos, por exemplo, destruímos uma infestação de bactérias de forma, muitas vezes, indiscriminada!
            Queremos definir o início de uma vida através do número de células resultante das multiplicações ocorridas na gestação, simplesmente por interesses vis. Toda célula contém o sopro da vida! Não existe maior prova disso do que o renascer, a cada dia, graças ao alimento que nos chega! Quando fecundamos um óvulo, nascemos de forma completa nessa célula única! O sopro que fez vida ocorreu durante o encontro das metades “sem vida” que se fizeram presentes gerando mais um ser!

Nenhum comentário:

Postar um comentário