AS MAIS LIDAS DA SEMANA

AS MAIS LIDAS DA SEMANA
AS MAIS LIDAS DA SEMANA

sábado, 6 de abril de 2013

PASSAPORTE: PARA RENOVAR TERÁ QUE VOTAR!


               Não sei se para ir ao exterior você terá de dar ao governo a certeza de voltar ou votar. Digo isso porque para renovar o seu passaporte é necessário apresentar uma série de documentos, inclusive o Título de Eleitor e o “recibo” da votação no último pleito, em documento original. Desde quando é necessário o título de eleitor para votar? Sempre votei com minha identidade! É muito abuso de poder!
            Lei é lei e deve ser cumprida, se, no Brasil, você é obrigado a votar que se exija esse comprovante, mas o Título de Eleitor, não! Pois com a identidade ou qualquer outro documento oficial, no qual conste seu retrato, você pode votar! E particularmente não deveriam ser solicitados tantos documentos para se renovar um passaporte, pois a Polícia Federal deve ter, em mãos, toda a documentação desde quando foi tirado o passaporte anterior, ou seja: Certidão de Serviço Militar, CPF, Título de Eleitor, Certidão de Casamento ou Nascimento e Carteira de identidade! Por que, por exemplo, CPF, se na identidade já consta esse número?
            A burocracia realmente é tremenda! Um passaporte é apenas uma identidade internacional, sendo assim bastaria apresentar a sua identidade para tirar o passaporte. Simples, não? Mas toda essa parafernália de documentos deve ser certamente no intuito de criar trabalho para quem está viajando ou poderá viajar um dia! “Vai viajar, não é? Então vá procurar todos esses documentos originais! Quem pode, pode!” São a vaidade e a inveja, melhor do que dizer que é desorganização, dos que ocupam o poder. Para eles essas exigências não são necessárias, pois eles têm fé pública!
            Esse exagero atinge, por exemplo, até o recebimento de prêmio quando se ganha nas loterias do governo! O Estado esquece que o jogo depende apenas do comprovante de pagamento do mesmo. Pois essa é a regra! Ganhe quem ganhar, o pobre, o rico, o estrangeiro, o cidadão, o marginal, o político ou qualquer outra pessoa. No entanto, para o brasileiro, é exigido – além de possuir o recibo do jogo – estar em dia com todas as obrigações cidadãs, inclusive a de ter votado!
            Isso acontece porque o jogo tem o patrocínio do governo e quanto mais for retardada a entrega do prêmio, mais aumenta a renda do governo com dinheiro alheio! E o estrangeiro, se ganhar, precisará ter votado? Quando se entra em um “jogo”, tem que saber a regra! Jogo é jogo, pagou, tem direito ao prêmio sem procrastinação! Vamos melhorar essa forma de tratar o cidadão e a cidadã brasileiros!

Nenhum comentário:

Postar um comentário