AS MAIS LIDAS DA SEMANA

AS MAIS LIDAS DA SEMANA
AS MAIS LIDAS DA SEMANA

domingo, 9 de junho de 2013

GOVERNO QUER DOAÇÕES PARA UNIVERSIDADES PÚBLICAS


                 O Governo quer estimular doações para as universidades públicas, está achando pouco o investimento que tantos educadores, através de suas IES (Instituições de Ensino Superior), têm feito em prol da educação superior. Essas IES, normalmente de poucos recursos, vivem sendo agredidas, de um lado pelos grandes complexos educacionais forasteiros e do outro, pelo MEC que, a cada dia, exige mais e mais sofisticação na tarefa ensino-aprendizagem, simplesmente para, no ranking das melhores escolas, desclassificá-las em prol das federais.
        Afora os impostos que incluem salário educação, agora o governo quer dividir sua responsabilidade de educar com a sociedade! As disciplinas que precisam de professores, as mais tecnológicas, são colocadas como eletivas, para justificar o não oferecimento nos períodos, pois pouco quer investir no quadro docente. Não busca, em outras capitais, professores com capacidade de assumir essas áreas carentes. Com edificações universitárias necessitando de reparos e laboratórios obsoletos, as federais vivem da fama do passado, quando não existiam concorrentes.
            Campanhas de incentivo à escola de administração privada deveriam pautar a propaganda do governo que tanto investe no voto. Formar professores incentivando-os com melhores salários e bolsas para aperfeiçoamento deveria ser a tônica do MEC, e não o faz de conta dos ENEM e ENAD que consomem fortunas e não dizem por que existem. Sempre cheios de erros e contradições, roubam oportunidades dos estudantes das cidades, sede de universidades, em prol da concorrência dos alunos de outras cidades distantes e mais desenvolvidas.
            As universidades públicas deveriam criar vergonha e produzir pesquisas que dessem resultados objetivos para as indústrias e serviços que obviamente dariam saldos financeiros para elas. Mendigar doações dos cidadãos que já vivem cheios de impostos e sofrem com a falta de serviços de saúde, segurança, transportes e educação é pedir demais! Roubar o tempo dos parlamentares para objetivos fugazes é abusar dos gastos com esses legisladores que já pouco fazem pela educação!
            As verbas governamentais não estão, muitas vezes, atingindo seus objetivos pelos desvios que sofrem no percurso. Imaginem doações vindas da sociedade e levadas diretamente à escola, como querem os criadores do evento. Exemplos de universidades do mundo não servem para países cujos dirigentes não respeitam a causa pública!


Nenhum comentário:

Postar um comentário