AS MAIS LIDAS DA SEMANA

AS MAIS LIDAS DA SEMANA
AS MAIS LIDAS DA SEMANA

sábado, 26 de julho de 2014

O PRAZER NA REPRODUÇÃO


     O grande objetivo dos seres vivos que habitam o nosso planeta é a manutenção da espécie. Assim cada um desses habitantes busca, durante as suas vidas, o acasalamento, procurando conquistar o seu parceiro através das formas mais diversas possíveis. As  prendas, tão comuns na maioria das conquistas, incluem também a demonstração de forças e de conversas que, muitas vezes, são capazes de convencer os mais descrentes ao dito. A partir da conquista, vem a realização do estar junto, que significa para o macho possuir, a qualquer momento, a sua fonte de prazer.  Esse descritivo aponta mais para os humanos e outros animais de porte, caracterizando para os vegetais e outros seres minúsculos um paralelo diferenciado nas buscas das conquistas, através dos estímulos que levam à procriação e consequente manutenção da espécie.  
   O homem e boa parte dos mamíferos fecundam com penetração e prazer nos momentos que antecedem e que realizam esse ato. Isso põe, na cabeça dos homens, que o prazer na reprodução tem que atender aos predicados que envolvem esse momento maravilhoso. Assim, para os humanos, as fecundações que acontecem envolvendo outros seres vivos, tanto animais quanto vegetais, devem ser semelhantes para proporcionarem prazer. Com esse raciocínio, não entendem a busca da reprodução por seres que só “copulam” uma vez, como o "Louva a Deus", o “Zangão” e tantos outros que, após a inseminação, são trucidados pela fêmea.
    Os vegetais, muitas vezes, dependem de terceiros para verem seus gametas masculinos atingirem os gametas femininos que se encontram distantes, assim necessitam de besouros e outros insetos para levarem o “sêmen” até os “óvulos” que serão fecundados. Para seduzirem os insetos, muitos vegetais exalam odores que atraem esses elementos transportadores do “sêmen”. Os prazeres despertados no preparo do material fecundante e a própria fecundação, certamente, levam os vegetais ao ato de manutenção da espécie, por mais diferente que seja. Em todo o ritual da multiplicação das espécies vegetais, cada fase é estimulada com gozo, inclusive a busca, em suas flores, do material genético a ser transportado é também uma fonte de deleite.
   Finalmente qual o prazer experimentado, na fecundação, por espécies que são trucidadas após sua primeira e única cópula? E pelos peixes e outros seres que mal tocam na fêmea durante esse ato? Para os humanos limitados aos prazeres tradicionais e quase impostos, nada é compreendido. No entanto, se colocamos, no desenvolvimento dessas espécies, os prazeres existidos durante a preparação para o acasalamento, rica em bem estar e deleites que devem acontecer no dia a dia, temos a certeza de que eles convivem com um gozo mais frequente que o dos humanos. Assim, o corpo a corpo, a penetração e uma série de aprendizados fazem parte de uma cultura pobre e cheia de mitos que não sofreu interiorização para compreender que o verdadeiro prazer estar no querer do cérebro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário