AS MAIS LIDAS DA SEMANA

AS MAIS LIDAS DA SEMANA
AS MAIS LIDAS DA SEMANA

quinta-feira, 20 de outubro de 2016

A TÉCNICA DO GARÇOM

            Quando chegamos em um restaurante, vários são os acontecimentos que acontecem enquanto aguardamos o preparo da refeição solicitada. Após escolher no cardápio a comida preferida, o garçom passa a servir as bebidas e, em seguida, a entrada que pode ser o “couvert” ou outro petisco solicitado. Enquanto se espera o atendimento do pedido da refeição, o garçom fica entretendo os clientes com vários argumentos: retira o que restou do “couvert”; limpa a mesa; em seguida, põe os pratos, depois os talheres, de conformidade com a refeição pedida – e tudo isso com pequenos intervalos de tempo que tiram a ansiedade dos que esperam os pratos principais. Dessa forma, o tempo de espera é menos sentido e ninguém se irrita com a demora das iguarias que estão por vir. Essa é a técnica usada pelos garçons na maioria dos restaurantes.
            Quando vamos sair junto com nossa mulher, na maioria desses acontecimentos, nós nos aprontamos mais rapidamente do que ela pelo fato de não utilizarmos maquiagem nem outros adereços próprios da figura feminina. Para não nos deixar esperando e, consequentemente, ouvindo críticas sobre sua demora, enquanto se apronta, a madame nos diz: “vá descendo para o carro que já estou chegando!”. Após alguns minutos, chega uma secretária com um par de sapatos que deve ser deixado no sapateiro, em seguida, lá vem novamente a funcionária trazer o escritório ambulante em uma valise com rodas. E o tempo passando. Em seguida, um telefonema “estou chegando” ecoa na orelha do marido, mas nada acontece! Antes que ele se irrite, vem novamente a secretária, agora para perguntar se ele está com a chave do armário; e, enquanto ele procura nos bolsos a chave, chega a mulher irritada, dizendo que estava procurando a chave que ela imaginou estar com o marido. Ele sorri e vamos ao trabalho!
            Pela sequência dos acontecimentos, aparentemente ninguém imagina que os fatos tenham sido com o intuito de distrair o marido. Os eventos aconteceram aparentemente tão necessários que nem se pensa que todo o ocorrido tenha sido cerebral. Mas, uma análise fria nos mostra que as atitudes intervaladas poderiam ser realizadas de uma só vez, chegando juntamente com a mulher auxiliada pela sua secretária. A técnica utilizada pela mulher durante o “estou descendo” é semelhante a do garçom com o “está saindo a refeição!”

Nenhum comentário:

Postar um comentário