AS MAIS LIDAS DA SEMANA

AS MAIS LIDAS DA SEMANA
AS MAIS LIDAS DA SEMANA

quarta-feira, 15 de fevereiro de 2017

HUMANIDADE: INSEGURANÇA E DEPENDENCIA

            O grande mérito das religiões é dar estabilidade emocional ao ser humano. A humanidade se constitui no mundo dos seres vivos como o grupo mais inseguro e frágil que habita a Terra. Não basta nascer sem a mínima condição de sobrevivência se largado ao léu, mas se acrescente ainda o pavor, durante sua existência, de não ter a quem apelar nas suas necessidades e nas suas culpas. Durante a infância e a adolescência são os pais e mestres que acolhem as buscas dos humanos dos saberes sociais e científicos. Com o passar do tempo, problemas e emergências jamais vividas pelos seus educadores começam a florescer nos cérebros dos viventes humanos e muitos desses problemas necessitam de uma indução à solução que não sai mais dos seus superiores, hoje colegas do viver! O indutor dessa força que impulsionará essas pessoas em crise tem que surgir do imponderável! Assim, a busca pela subjetividade, que conforta, encontra lugar nas religiões e seus dogmas. Como o adolescente revoltado com os limites dados pelos seus educadores transferem suas culpas para eles, os cidadãos também se confortam com a lendária frase: Deus quis assim! E essa necessidade de segurança não fica por aí.
            As grandes lideranças políticas também acontecem por esse medo dos homens de enfrentarem a vida sozinhos. As promessas da onipresença que cobrem todas as precisões de seus eleitores levam ao pódio a quase totalidade dos eleitos. É a necessidade de ter um guardião para as suas necessidades que torna o homem um serviçal desses vencedores! Assim, triunfam muitas ditaduras no mundo todo. Não estamos afirmando aqui que todo humano assim se proclama, mas falamos da grande maioria da humanidade! O terrível é que, diferente do indutor espiritual ou subjetivo, esses falsos líderes mostram o reverso da medalha quando estão no poder. Como essa característica humana é inata, volta-se a acreditar no próximo mau “bem feitor”!
            Só a educação e o espírito competitivo nos homens poderão amainar essa herança que pertence ao “homo sapiens”. A segurança e a independência têm sempre que ser cultivadas através da meditação e da observação dos que nos cercam; a vivência é provar o sabor dessas práticas pouco praticadas pelos viventes do nosso Planeta!

Nenhum comentário:

Postar um comentário