AS MAIS LIDAS DA SEMANA

AS MAIS LIDAS DA SEMANA
AS MAIS LIDAS DA SEMANA

quinta-feira, 25 de junho de 2009

O concretismo das crianças

Muitas vezes somos surpreendidos por atitudes de crianças, da mais tenra idade, por pouco conhecer do comportamento das mesmas. Vamos comentar o comportamento especial da criança que vai do primeiro até em torno do sexto ano de vida.
A característica do concretismo é associar o nome dos objetos a sua aparência física, isto é, à “coisa” concreta.

Enquanto a criança é analfabeta se torna divertido observar a sua leitura de palavras: escreva TREM numa folha de papel e PASSARINHO em outra folha do mesmo tamanho. Em seguida mostre para a criança perguntando qual nome representa o passarinho e qual o trem. Com certeza o pequeno responderá trem para o nome PASSARINHO e passarinho para o nome TREM. Por que isso? É muito simples, a palavra com mais sílabas, maior tamanho, será associada ao trem, e a menor ao passarinho, pois o trem é grande e o passarinho é pequeno.
Outra forma é com nomes e “serviços”.
Imagine agora uma mãe, seu filho e seu neto. O neto escuta o pai chamar a mãe de “maínha”, de imediato ele retruca: “maínha, não! Vovó”. Claro que não, maínha é a mulher de seu pai, sua mãe. Poderíamos dar diversos outros exemplos.
Até onde vai o concretismo das crianças, em nós adultos? Muitas vezes somos levados a confundir uma representação com o fato real. Devemos entender que é a confusão entre símbolo e sinal que causa esse concretismo no adulto. Mas, o que vem a ser símbolo e sinal?
No próximo mês vamos escrever sobre a diferença entre símbolo e sinal, aguardem!

6 comentários:

  1. Estive por aqui em visita ao seu blog!! Abraços Ademar!!

    ResponderExcluir
  2. Amigo Wilson,

    Com satisfação,acesso o seu Blog e constato o seu
    perfil questionador e empírico,que bem espelham a
    sua privilegiada capacidade intelectual.
    Avante amigo!com omeu abraço fraterno,

    Fernando Sardinha.

    ResponderExcluir
  3. Homem de mente inquieta e amplos pensamentos, procura sempre observar as coisas e os fatos por um prisma muito singular e, ao mesmo tempo, multifacetado procurando sempre despertar o leitor para as minúcias pouco vista, para olhos leigos e despretensiosos. Esse é Professor Wilson Barreto, sempre na busca eterna do novo....

    Admiração de sempre.

    Wilson Barretto Filho

    ResponderExcluir
  4. Parabéns!! Sempre desafiando a lógica das coisas dessa vida tão imprecisa. Encontramos aqui um caminho para o raciocínio livre dos métodos convencionais e que nos faz pensar e repensar e abrir outras possibilidades da vida e do homem.

    ResponderExcluir
  5. Como pedagoga,conheço bem sobre o concretismo na infância,porém fiquei curiosa com o link do tema com os adultos
    Estou ansiosa pelo artigos sobre a diferença entre SINAL e SÍMBOLO.

    Beth

    ResponderExcluir
  6. É maravilhoso descortinarmos o olhar para os idosos, principalmente porque desejamos um dia ser um deles.
    O texto nos faz refletir, e porque não ousar dizer, mudar nossos conceitos quanto aos pedidos dessas valiosas pessoas.Realmente, a impaciência sobre o tempo corrido do dia-a-dia nos deixa cegos para um passado no qual fomos sempre atendidos com muito amor e, sobretudo,com paciência. Pois, se hoje julgamos que os idosos não sabem mais, um dia sabíamos tão pouco, quase nada e eles nos ouviam.

    Adorei o texto. Beth

    ResponderExcluir