AS MAIS LIDAS DA SEMANA

AS MAIS LIDAS DA SEMANA
AS MAIS LIDAS DA SEMANA

quinta-feira, 29 de julho de 2010

Ensino privado no Brasil: um cenário para o futuro.


As instituições de ensino superior privadas representam, hoje, mais de 70% das vagas disponíveis no ensino superior no Brasil. É o que apontam dados coletados pelo Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais - Anísio Teixeira (INEP). São ofertadas mais de dois milhões de oportunidades de ingresso em redes particulares, contra 900 mil nas estatais, que representam 30%. No total, são disponibilizadas quatro milhões de vagas. Ou seja, a maior parte da oferta continua nas instituições particulares. Dos alunos que entram no ensino superior, 70% optam por faculdades particulares e 30%vão para as públicas_ dados arredondados.
A escola (Ensino Fundamental e Médio) e a universidade tornaram-se locais de grande importância para a ascensão social, fazendo com que muitas famílias invistam, cada vez mais, nesse setor. O avanço científico dos últimos anos tem apresentado um novo cenário, principalmente, para a educação universitária brasileira, que deve preparar o aluno para ser um empreendedor e não mais para disputar, simplesmente, uma vaga no mercado de trabalho.
Essa realidade, aliada ao desprestígio das instituições de ensino públicas brasileiras, causada principalmente pela falta de investimentos por parte do Governo, tem feito com que a procura por instituições privadas aumente, alimentando um mercado que cresce vertiginosamente.
Funcionando em horário e local adequados ao seu público e respeitando a exiguidade do tempo dos estudantes de nível superior, a escola de administração privada absorve a maioria do alunado brasileiro, principalmente, por oferecer exercício regular, sem greves, sem falta de professores e com atenção, dedicação e respeito ao discente. Enquanto a escola particular define sua prestação de serviços educacionais, pensando em seu público; as escolas estatais funcionam conforme suas necessidades e nem sempre buscam atender aos interesses do seu público.
Com o aumento da procura, a tendência é que o mercado fique ainda mais concentrado. De acordo com indicadores analisados pela Revista Ensino Superior, a expectativa é de que os grupos educacionais que hoje detêm mais de 30% do mercado da educação privada passem a controlar 50% da oferta até 2012.
Esses grupos econômicos poderosos têm assumido a manutenção de escolas sem visar à prioridade da educação verdadeira. O contingente de escolas que educam mais de 70% dos universitários, a cada dia, tem se restringido a casas de ensino que visam muito mais à profissionalização do ensino do que às descobertas da difícil tarefa do professor de passar o conhecimento aos seus discípulos, tendo em vista a melhor formação acadêmica que trará, em futuro próximo, o desenvolvimento maior para o Brasil e o mundo.

Um comentário:

  1. É por isso que admiro a Sua forma de Educar: que foge das tradições, dos ditames sociais, da hipocrisia do simplesmente cumprir “mais uma carga horária”. Ensinar com arte, com amor, investindo no ser e no futuro profissional.
    Você criou um formato único em educar, que já existe há décadas, mas que está a frente dos novos tempos.... O Educar na mais pura e verdadeira essência, com empenho, desenvoltura, dinamismo, domínio de sala, idéias brilhantes, oferecendo uma honesta formação acadêmica. Você não tem medo de ensinar tudo o que sabe! Você ensina tudo o que sabe!
    Pena que as pessoas estejam tão perdidas, com valores tão distorcidos e não percebam que sua escola tem como função primeira O Bem Educar! E não simplesmente empreender.
    Sou grata por ter crescido, sendo educada, com ensinamentos e valores inestimáveis como: bom caráter, honestidade, verdade, amizade e amor. Hoje busco sempre meu eixo para que não me perca em experiências inúteis, fúteis e que não possam acrescentar nada a minha essência.
    Tenho filhos e procuro, sempre, mostrar a eles onde estão os verdadeiros valores, que um dia aprendi, e que tento aplicar até hoje! Pois os meus filhos (não há sentimento de posse na palavra meus) serão sempre meus filhos! Mesmo que na estrada da vida se percam...mas, nunca deixarão de ser meus filhos, pois eu nunca desistirei de nenhum deles! Tenho pena daqueles pais que perderam ou nunca encontraram seus filhos.... Por isso a importância de colocá-los em uma escola séria, formada por educadores, porque, pode ser que assim, nem tudo esteja perdido!
    Parabéns Pai e Professor!

    ResponderExcluir