AS MAIS LIDAS DA SEMANA

AS MAIS LIDAS DA SEMANA
AS MAIS LIDAS DA SEMANA

quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

A SUPERAÇÃO

Costuma-se isolar mente/corpo como se existissem, em cada ser, dois viveres paralelos, isto é, como se as duas entidades sobrevivessem independentemente. Esse é um grande equívoco. Não é possível o fenecer de um sem o cair do outro. Podemos observar que uma pessoa quando sofre de um mal mental, de logo, a queda facial dar esse demonstrativo, apontando o evento. Por outro lado, um mal físico traz de imediato uma resposta da psique que atua demonstrando um desânimo ou uma excitação de conformidade com as características do fenótipo da pessoa.
A conclusão a que se chega é de que os elementos do binômio mente/corpo caminham sempre de mãos dadas. É graças a essa dualidade vital que se consegue a superação através de trabalhos que atuam em cada um deles, o salvaguardar do outro.
O tratamento das sequelas produzidas por isquemias, que destruíram células do cérebro, começa por exercícios físicos que venham a excitar os complexos cerebrais capazes de levar células pouco ativas a uma multiplicidade de funções capazes de substituir aquelas mortas. É o corpo tornando possíveis sinapses mentais que voltarão a enriquecer a psique.
Paralelamente, um acidente que provoca dano corporal exige um acompanhamento psicológico que leve a uma luta mental em busca de uma recuperação física que depende da força de vontade, do querer e do entusiasmo, do acidentado. É o cérebro levando o corpo a uma recuperação mais rápida e eficaz que trará a desenvoltura física almejada.
A consciência desses saberes tem tornado vitoriosos muitos deficientes físicos. O querer superar as suas limitações, mudando o que pode e aceitando o que não pode mudar, tem dado felicidade e oportunizado evoluções inimagináveis.
A relação entre pessoas é comandada, de início, por uma atração física. O vestir bem e o sorriso franco são condições que provocam o querer estar junto após um primeiro encontro. Enquanto a afinidade corporal é desenvolvida, o encantamento subjetivo começa a desenvolver-se de forma assustadora. A atração física inicial agora é substituída por uma vontade de se pertencer cerebralmente.
O “amor cego”, tão decantado, começa a surgir em substituição àquele pragmático e carnal. É a mente construindo o prazer que não fenece através dos tempos! É a psique capaz de fazer nascer todo encantamento necessário ao bom relacionamento a dois. Amam-se cérebros e não corpos!
É essa capacidade mental que faz a substituição de membros faltosos ou deficitários por outros que começam, então, a assumirem novas tarefas junto as suas costumeiras. Pernas e pés substituindo braços, braços e mãos substituindo pernas e pés, e cérebros “substituindo” pernas e braços!
Na verdade, o uso de nossos membros e sentidos pode acontecer exercendo funções iguais à grande maioria das pessoas, ou, de repente, podem ser usados de forma diferenciada, como acontece no “canhoto” com a substituição das funções direita/esquerda.
Adaptando-se sempre ao novo, para si, o deficiente físico tem conquistado, a cada dia, um espaço maior nas atividades humanas, demonstrando que, através do cérebro, a superação é sempre possível e capaz de levá-lo ao sucesso.

2 comentários:

  1. muito bom o texto. parabéns

    ResponderExcluir
  2. Interessante , dr. Barretto , intenso tudo isso ... mãos substituido pernas , cérebros substituindo pernas e braços! E ainda por cima tem matéria substituindo o espírito e quando nada mais funcionar , seremos decompostos ao pó sem sopro : só o espírito " substitui" , ou seja ,transcende a matéria. m.do forte.

    ResponderExcluir