AS MAIS LIDAS DA SEMANA

AS MAIS LIDAS DA SEMANA
AS MAIS LIDAS DA SEMANA

domingo, 27 de fevereiro de 2011

REINVENTANDO OS PROGRAMAS SÁDICOS

As lideranças pelo raciocínio e pela inteligência têm sido a grande diferença entre nós humanos e os animais ditos irracionais. Nesses últimos, a força física, a resistência e outros dotes puramente físicos fazem a liderança no clã. O homem tem que se destacar entre seus pares não como detentor da maior força física, mas sim pelo seu poder de construção e discernimento no dia a dia.
Assim se constrói a liderança tão almejada que leva as pessoas ao sucesso dentro de sua profissão ou então em suas atividades fora do mercado de trabalho. Mesmo no esporte, o destaque intelectual dentro da atividade é que premia o litigante bem sucedido, juntamente, é natural, com suas habilidades físicas específicas da atividade esportiva.
A apologia ao desenvolvimento intelectual deve ser sempre o principal tema dos programas mais populares dos meios de divulgação como as emissoras de rádio, de TV e as redes virtuais. Acontece, no entanto, que, ao contrário do esperado, os meios de divulgação têm apoiado programas sádicos onde a força física e o stress do corpo é que apontam para o vitorioso. Estamos voltando ao tempo das cavernas quando o medir do poder muscular fazia as lideranças e o divertimento contemplava a exacerbação do sexo.
Os absurdos em termos de pouca criatividade e engrandecimento das características perniciosas dos humanos têm conferido cada uma das edições dos BBBs e outros programas sádicos assemelhados. O investimento em temas mais sadios que melhorem o desempenho social enquanto constituídos por pessoas inteligentes, não tem encontrado lugar. Os lucros serão maiores quando se investe menos em seus determinantes. Processos intelectuais são mais elaborados e têm custo maior, equivalente aos melhores resultados para o bem da sociedade.
Infelizmente a maior população ainda é constituída por pessoas pouco preparadas e que facilmente são enganadas por produtores de programas que, em vez de educarem para o bem, querem banalizar comportamentos ou ações que merecem recato. A vulgarização dessas relações vai aos poucos minando o seio social que passa, então, a deteriorar-se apontando para uma decadência iminente. A censura a programas com esse foco deveria existir de forma absoluta. A falta da percepção desse mal imposto torna ainda mais perversas essas diversões, que produzem danos, subliminarmente, à nossa sociedade.
Na verdade, esses programas são importados de outros países, onde as leis protegem o cidadão de forma que os resultados de suas ocorrências são completamente diversos daqueles que acontecem aqui. Por exemplo, o maior percentual de audiência de um dado canal de TV não pode exceder a 7%, assim a informação perniciosa não é tão maléfica.
Esperamos que, pelo menos, adotem-se versões desses programas que se coadunem com a nossa cultura de forma a coibir os danos que acontecem nos dias de hoje. Só com atitudes responsáveis por parte de nossos comunicadores é que poderemos construir um futuro para a nossa sociedade que contemple o saber, a ética e o desenvolvimento social tão almejado por mentes sadias!

3 comentários:

  1. Além de todo o despreparo das pessoas e o conformar-se com a mediocridade, temos também o lado voyer de cada um, mesmo dos que são "educados" e exigentes...

    ResponderExcluir
  2. Excelente texto, muito bom!
    Sem contar que, Pedro Bial, um bom jornalista, se passar por uma situação humilhante como ter que chamar os figurantes dessa novela de " heróis". O que o dinheiro não faz... Como é forte essa tal de GLOBO...
    Lamentável!

    ResponderExcluir
  3. O homem sempre sofreu desse mal de "leva-e-traz" . Antigamente, sem a tv, as trivialidades restringiam-se às calçadas de nossas ruas. A diferença é que Davanira com suas roupas íntimas na janela era celebridade específica da rua da Palma em Recife . Hoje, tudo "modernizou-se", reproduz-se Davaniras instantâneas através da mídia para o mundo inteiro . Educação vem de berço, a família tem que ao menos dar o exemplo para a criança exercitar o cérebro desde cedo e não perder tempo com futilidades. E, para quem gaba-se de força física, está cientificamente provado que certas estruturas cerebrais em desuso podem ser comparadas a um músculo que , quando não utilizado , atrofia . Diversificar as áreas de conhecimento auxilia o córtex cerebral a fazer novas associações , auxiliando no proceso de discernimento e construção . Ficar hipnotizado se auto-sugestionando com programas como estes reality shows rotineiramente , é o pior envenenamento cerebral. Vamos diversificar o conhecimento, nossos governantes também têm que fazer a sua parte, criando espaços e oportunidades para que o cidadão perceba quanto é prazeroso aprender a pensar . Tudo que descobrimos até agora, mesmo nos países com mais incentivo à cultura , educação , ciência e saúde, ainda é só o começo . O cérebro humano tem um potencial para realizar milhares de descobertas que ainda vão beneficiar a humanidade . Brincar de pensar pode resultar numa aventura surpreendente , experimente .Seus melhores pensamentos/idéias não venda para ninguém antes de executá-los , mérito seu . Válida sua crítica à falta de censura , Dr.Barretto , tem gente confundindo liberdade de expressão com libertinagem , tem que haver ao menos um método de controle do poder pervarsivo da tv na vida de uma sociedade . Dá gosto ler seus textos, educar é mesmo uma arte, tem que ter sensibilidade, e o que tem de grosseria na educação por aí não é fácil... mdo fte.

    ResponderExcluir