AS MAIS LIDAS DA SEMANA

AS MAIS LIDAS DA SEMANA
AS MAIS LIDAS DA SEMANA

quarta-feira, 16 de março de 2011

EXPLORAR O UNIVERSO OU A MEDICINA?


Apesar do grande progresso tecnológico, a medicina ainda continua a dever, e muito, à humanidade. Os equipamentos médicos estão, cada dia, mais sofisticados e são verdadeiros “ases” para avaliarem o que está acontecendo no corpo humano em termos de imagens de todo o complexo de órgãos, assim como dosagens de nutrientes e outras demandas necessárias à continuidade da vida.
Um simples comparar dos resultados obtidos nos exames laboratoriais da pessoa que se sente doente com os de outras consideradas sãs indicará a intensidade do mal que aflige a padecente. O conhecimento dos processos bioquímico e biofísico que se desenvolvem no corpo humano apontará um remédio que leve ao equilíbrio os processos que estão sofrendo danos devido à escassez dessa droga.
Por outro lado, quando a avaliação das imagens denota alguma anormalidade, a solução torna-se fácil, através de uma cirurgia se resgata a saúde ou com dosagens químicas se leva o paciente a uma recuperação em médio prazo. Quando o mal é maior, pode-se até chegar ao transplante de órgãos como solução para o bem do paciente.
Pelo visto, até agora, a medicina está indo “de vento em popa”. O que é então questionado? Vejamos: O que causa o distúrbio nas dosagens químicas de pacientes? Por que um dado órgão do corpo, de repente, é violentado por um mal? Não falo aqui dos casos de vidas com exacerbação do uso de drogas e outras atitudes que agridem o viver salutar. Falo dos casos de pessoas com vida regrada e que, de súbito, são surpreendidas por doenças inesperadas.
A medicina tem usado “tabelas” que simplesmente indicam o diagnóstico sem o motivo que fez o mal acontecer. Será realmente essa a verdadeira medicina? E as características pessoais? Estão as escolas da área de saúde levando seus alunos a pesquisas científicas dos males que atormentam a humanidade? Ou o bastante é diagnosticar a doença e seguir o tratamento tradicional? Eis o que tenho ouvido dos médicos:
Quais as novidades em genética? “Não tenho lido nada, estudei em biologia para o vestibular”, e esse profissional faz transplantes. O que dizer das descobertas sobre o hermafroditismo? “Não tenho estudado nada sobre isso, não dá dinheiro”, e é jovem recém- formado. Existem os porquês dessa hipertensão arterial? “Não, ela é essencial, significa que não tem causa”, e acha muito normal, acostumou-se com a ignorância! Já que se diagnosticou essa hipertensão pulmonar o que a causou? “As pesquisas feitas não mostram nenhuma causa possível, para evitar pioras tome essas drogas ...”, e esse está em contato com vários centros mundiais.
Como podemos ver, não existe, infelizmente, nenhuma inquietação científica entre os médicos acerca da precária medicina que se tem feito no mundo atual. Continuam fazendo seus pacientes esperarem por horas para exames e consultas, como senhores do tempo, sem o respeito aos seus clientes, continuam passando uma série de exames para, a partir daí, chegarem a um possível diagnóstico, etc., etc.
Esses comentários aqui postos são um alerta para os grandes centros científicos que vivem a querer explorar o Universo sem ter o mínimo conhecimento do seu próprio corpo. Busquemos soluções para nossos males que, a cada dia, renovam-se sem deixar avisos das verdades causadoras dessas demandas.

2 comentários:

  1. Mui interessante seu texto! Vejo que além de "displiscência" na ciência, está havendo um abuso, a medicina não está respeitando o código de ética médica. Uma frase do povão denuncia bem isso: é melhor prevenir do que remediar. E ainda outra que meu patrão sempre me diz com os olhos cheios de sangue : o que não tem remédio, remediado está. Sabemos que há o interesse do capital, a indústria farmacêutica gera muito lucro . O desrespeito já ocorre até durante as consultas. Quem já não percebeu que os médicos dão prioridade àqueles(as)executivos engomadinhos que invadem o consultório cheio de amostras,e demoram-se lá dentro? Por quê? Grana... Pois bem, quando os males já estão instalados sempre há o responsável , há a impérícia, a negligência, a imprudência, a má prática da médicina e seus profissionais devem responder perante o código de ética médica . AS relações de consumo capitalistas não devem ter preferência, a produção de medicações não devem fazer frente ao aprofundamento genético dos males. O alerta de Vossa Senhoria é profundo pois este abuso perpetra a sociedade gerando mais problemas de saúde pública. A sociedade não deve permanecer calada, deve se manifestar pois há um código de ética que por lei deve ser respeitado.Fiquei muito triste lendo isso pois O QUE ESTÁ HAVENDO NA ÁREA MÉDICA : DEFESA DA PROFISSÃO OU DEFESA DO SER HUMANO?
    Meu alerta a quem sofre de artrose : muitos médicos dizem secamente que não há cura para esta doença, sendo apenas possível estacioná-la com remédios caros no grau em que já encontra-se instalada . Balela : ao fazer exercícios físicos que estimulem a gravidade, ex.musculação, orientado por um profissional de educação física, ganha-se massa óssea e muscular, sendo mais eficaz que administração de medicamentos.
    Por aí vemos que há cura nem sempre advém de fórmulas químicas, há o acesso à atividades físicas , à psicanálise, à genética(como o sr. bem citou), ao amor(sei, está difícil mas não devemos nunca desistir dele) e para os que não são preconceituosos e desprovidos de fé sempre haverá o médico dos médicos: Deus. Abraço, Dr!
    moça do forte

    ResponderExcluir
  2. Sim, outro abuso, como podemos estimular a ciência em qualquer área dentro deste país com uma dívida interna girando em torno de bilhões? Pagou-se a externa, mas o mesmo cara do Citbank continua aqui dentro especulando e investindo em crédito , precisamos de dinheiro para investir em tais pesquisas. Nos Eua a medicina mainstream revela que os próprios americanos estão de mal a pior nestes tratamentos convencionais, ainda põem embargo a sociedade médica Chinatown que os vê tão doentes e pagando caro por estes serviços e cada vez mais doentes. Por aqui em PE desafogou-se os corredores da Restauração...mágica? UPA? NÃO! Cada um pegue seu banquinho e saia de mansinho, cirurgias de caráter emergencial prioritárias, cirurgias eletivas fiquem em casa até que possamos atendêlo ou piorar seu quadro, e vc passar a ser emergencial. Há a falta de profissionais capacitados em diversas áreas médicas. Em São Paulo a cada dia cria-sa mais e mais escolas de medicina , vende-se teses e muito mais...bacharelado atrasado séc.19,gerando-se médicos incompetentes. Isto não é um problema só do Brasil. Uma boa gestão econômica aliada a reformas na educação ajuda a resolver as coisas. Pois só o money não vai resolver. Olha o Tio Sam como está doente, até os seus jovens... mdo fte.

    ResponderExcluir