AS MAIS LIDAS DA SEMANA

AS MAIS LIDAS DA SEMANA
AS MAIS LIDAS DA SEMANA

segunda-feira, 7 de novembro de 2011

FAKE, FAZENDO “CARETAS”


É costume, nas redes sociais, surgirem “figuras”, ou até mesmo instituições, fantasmas, hoje com apelido de fake (falso em inglês). “Encarnar” pessoas famosas ou fazer tipos especiais é o ser diferente nas redes. Enquanto essas relações não trazem prejuízos aos aficionados pelos contatos virtuais, devemos respeitar esse travestir-se subjetivo.
Cuidados devem ser tomados nos encontros virtuais de forma a nunca transferir-se essa subjetividade para uma realidade que pode levar os bem intencionados a perdas incalculáveis, graças à falta de consciência do viver de verdade. Empresas fake têm aparecido nas redes sociais e são capazes de vender o que não existe, ou só existe virtualmente (como queiram), em troca de depósitos não virtuais que chegam ao bolso desses exploradores com prejuízos para os menos preparados ou crentes do bem.
O objetivo deste artigo é chamar a atenção daqueles fakes bem intencionados que apenas se divertem nesses contatos, possíveis graças à internet. A vida de cada um, só a cada um pertence e deve ser vivida dentro do presente com o proveito máximo possível de tudo que de melhor nos pareça, sem exacerbações danosas que nos impedirão de, em breve, dar continuidade a esse prazer. Assim não precisamos parecer o que não somos tirando a oportunidade de nós mesmos daqueles momentos que não voltam mais! O personagem deve existir profissionalmente, quando nos pagam para fazer aquele papel, não podemos sacrificar o nosso ser, por timidez ou medo, de nos mostrar como nós somos a tantas outras pessoas que têm nada mais ou nada menos que nós!
A grande maioria dos jovens que “habitam” as redes sociais está acostumada a denominar de “caretas” os pensamentos ou as atitudes ultrapassadas dos mais velhos. Pois bem, é por demais “careta” não se mostrar socialmente como se é. O fake é o apelido americano de caretice. Agregue-se à sociedade. Ninguém existe como você! Basta de multiplicidade de formas de ser. Muitas vezes, esse sonho não atinge a realidade e quando isso é percebido, muitos anos já passaram em vão!
Aqui fica a mensagem aos bons fakes: vamos nos mostrar como nós somos. As sociedades virtual e real precisam de você como você é, com virtudes, defeitos, enfim, como o ser diferente que enriquecerá, a cada momento, as pessoas e o mundo que não se cansarão de querer seu acontecer autêntico!
É possível que o passar rápido do tempo não lhe dê oportunidade de viver novamente aqueles momentos de sonhos que poderiam ter sido reais. Sonhar é bom, mas viver é melhor, ainda!

Um comentário:

  1. Professor, amigo nosso, mas tem até gente "adulta" com formação além da superior que encarnam estes papéis na rede, andei pesquisando através de diálogos intencionais e me deparei muito com isto. Isso deve estar ligado não só á timidez. Às vezes é bom uma avaliação psiquiátrica, o indivíduo também pode estar acometido de transtorno esquizóide de personalidade. Nestes casos somente a família pode tentar ajudar, o que muitas vezes não ocorre e o indivíduo deixa de viver o real por falta de tratamento, sua vida social fica em eterno estado patológico.
    ESTUDAR É COISA DE LOUCA... LOUCA PARA SER ALGUÉM NA VIDA!, MAS LOUCOS TAMBÉM ANDAM À SOLTA NA REDE.
    Hoje em dia criou-se espaços como coffe shops para as pessoas que se conhecem na rede possam debater estudos e ter um primeiro contato de forma segura e mais confortável, em Recife há a Livraria Cultura, delicatessens etc. Há ainda quem critique este tipo de espaço em livraria, alguns letrados acham kitsch... Nada contra, se vai ao Parque 13 de maio ou a Jaqueira Square, sei lá, de repente encontra uma figura tipo "o maníaco do parque".
    Já as classes sociais menos privilegiadas, que utilizam muito lan houses estão mais expostas pois caem no ardil dos fakes subornadores, que oferecem dinheiro a jovens em dificuldade em troca de favores sexuais e outras coisas ilícitas, chegam a desfaçatez de se passarem da mesma idade que adolescentes para começar a travar diálogos.
    Comenta-se até hoje em dia que a rede de terroristas vem buscando disseminar a guerra santa fora de suas fronteiras agregando jovens perturbados através da rede para aliená-los.
    Sonhar só é bom quando chega-se em casa muito cansada, toma uma ducha, deita na cama, abraça ele bem gostoso entre quatro paredes e diz ao fofinho: - enfim sós! Eu e meu travesseiro(misantropia! rsrsrs)... Dormir é muito bom, os acordados letárgicos não conseguem aproveitar a vida.
    O espírito fica sem alma renovada quando se deixa de viver... acovarda-se do dom. Melhor é uma vida repleta de sofrimentos do que uma vida desperdiçada sem ser vivida; vive-se em várias fases: A VIDA É O ESTÁGIO DA ALMA, NÃO PODEMOS FUGIR DELA.
    Abç, DR.Wilson.

    ResponderExcluir