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sábado, 9 de março de 2013

DISCIPLINAS ONLINE


            A grande moda econômica de fazer a educação superior é adotar uma série de disciplinas online. O MEC permite a integralização da carga horária de curso superior, em  até 20%, com disciplinas não presenciais – Portaria n.º 2253 de 18 de outubro de 2001. O grande erro é não existir alguma restrição para essas disciplinas online que são transmitidas do sudeste brasileiro para todo o Brasil, que inclui as pequenas cidades da bacia amazônica e regiões adjacentes, com sociologia bastante diferente, sem qualquer adequação ao modo vivente do povo.
            A portaria que contempla esse particular certamente foi “orquestrada” por grupos cujo interesse era diminuir seus custos em detrimento da classe estudantil. Disciplinas, muitas vezes, com estrutura prática são ministradas sem o menor cuidado com seu pragmatismo o que deixa a desejar o conhecimento transmitido por ela. O investimento aportado pelo aluno ao matricular-se nessas disciplinas a distância é altíssimo se levarmos em conta as centenas de milhares  de alunos que as assistem no mesmo momento.
            Nesses casos, o MEC não exige qualquer adequação da instituição para alimentar seus cursos. No entanto as pequenas instituições de ensino superior são atropeladas pelo MEC dentro de seus fazeres com exigências cada vez maiores, inclusive avaliam as IES (Instituições de Ensino Superior) como se fossem universidades, cujos objetivos demandam uma série de resultados não só na área do ensino como também da pesquisa e da extensão.
            Os grandes grupos educacionais possuem estrutura para criarem disciplinas online, alimentando, cada vez mais, seus lucros, enquanto isso as escolas de pequeno porte não conseguem oferecer disciplinas a distância por falta de recursos e também pelo número de alunos não justificar o evento. O resultado é que as águas sempre correm para o rio!
            Apesar de todas as dificuldades, muitas escolas de pequeno porte continuarão a fazer sucesso com seu público específico, graças à seriedade com que realizam o seu papel de prover educação de qualidade. É provável que as escolas tradicionais e contempladas com a tecnologia dos dias de hoje, venham a ser aquelas cobiçadas pelos alunos mais conscientes, que sabem reconhecer quando são acolhidos como pessoa ávida pelo conhecimento e não apenas como um estudante que tem dinheiro para pagar um curso caro e propagado como totalmente presencial, mas que, na verdade, possui uma série de disciplinas online! Avante! Escolas que produzem o saber pela vontade de acolher seus discípulos e torná-los felizes!

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