sábado, 9 de março de 2013
DISCIPLINAS ONLINE
A grande moda econômica
de fazer a educação superior é adotar uma série de disciplinas online. O MEC
permite a integralização da carga horária de curso superior, em até 20%, com disciplinas não presenciais –
Portaria n.º 2253 de 18 de outubro de 2001. O grande erro é não existir alguma
restrição para essas disciplinas online que são transmitidas do sudeste
brasileiro para todo o Brasil, que inclui as pequenas cidades da bacia
amazônica e regiões adjacentes, com sociologia bastante diferente, sem qualquer
adequação ao modo vivente do povo.
A portaria que contempla esse particular certamente foi
“orquestrada” por grupos cujo interesse era diminuir seus custos em detrimento
da classe estudantil. Disciplinas, muitas vezes, com estrutura prática são
ministradas sem o menor cuidado com seu pragmatismo o que deixa a desejar o
conhecimento transmitido por ela. O investimento aportado pelo aluno ao
matricular-se nessas disciplinas a distância é altíssimo se levarmos em conta
as centenas de milhares de alunos que as
assistem no mesmo momento.
Nesses casos, o MEC não exige qualquer adequação da
instituição para alimentar seus cursos. No entanto as pequenas instituições de
ensino superior são atropeladas pelo MEC dentro de seus fazeres com exigências
cada vez maiores, inclusive avaliam as IES (Instituições de Ensino Superior)
como se fossem universidades, cujos objetivos demandam uma série de resultados
não só na área do ensino como também da pesquisa e da extensão.
Os grandes grupos educacionais possuem estrutura para
criarem disciplinas online, alimentando, cada vez mais, seus lucros, enquanto
isso as escolas de pequeno porte não conseguem oferecer disciplinas a distância
por falta de recursos e também pelo número de alunos não justificar o evento. O
resultado é que as águas sempre correm para o rio!
Apesar de todas as dificuldades, muitas escolas de
pequeno porte continuarão a fazer sucesso com seu público específico, graças à
seriedade com que realizam o seu papel de prover educação de qualidade. É
provável que as escolas tradicionais e contempladas com a tecnologia dos dias
de hoje, venham a ser aquelas cobiçadas pelos alunos mais conscientes, que
sabem reconhecer quando são acolhidos como pessoa ávida pelo conhecimento e não
apenas como um estudante que tem dinheiro para pagar um curso caro e propagado
como totalmente presencial, mas que, na verdade, possui uma série de
disciplinas online! Avante! Escolas que produzem o saber pela vontade de
acolher seus discípulos e torná-los felizes!
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