AS MAIS LIDAS DA SEMANA

AS MAIS LIDAS DA SEMANA
AS MAIS LIDAS DA SEMANA

sábado, 30 de março de 2013

BASTA DE ENGANAÇÕES!


É tão bom!
              Como melhorar o desempenho do centro sul brasileiro já tão saturado e inchado pelos imigrantes nordestinos e estrangeiros? Difícil seria abrir espaços tão baratos e eficazes como é aumentar a demanda da migração de sulistas à região nordestina. Instalação de indústrias, as mais diversas possíveis, que exigem mão de obra especializada; o ENEM que contempla ingresso de estudantes de todo o sudeste para as universidades nordestinas; e tantas outras atitudes, sabiamente estudadas para contemplar o centro sul nacional, foram as soluções encontradas pelo governo central. Assim satisfaz os nordestinos menos avisados e efetivamente contempla os habitantes das regiões mais ricas do país com os dotes tão necessários a eles, como emprego e educação.

            Essas formas sórdidas de enganar, que atingem todos os segmentos produtivos brasileiros, atingem também, e de forma profunda, a educação. Descuidando do ensino fundamental e médio, cuja qualificação tem consequências a médio prazo, o governo busca “tapar o sol com peneiras” com a absurda Lei das Cotas sociais, desrespeitando o artigo 208, V da CF/88, através da qual expressamente assegura a meritocracia como regra geral de acesso aos níveis mais elevados do ensino, da pesquisa e criação artística. A solução de problemas tem que ser aplicada na origem dos problemas e não em suas consequências. O pior é que o governo tem consciência disso, simplesmente é bem mais barato e mais político fazer daquela forma!
            Como efeito da Lei de Cotas, o nível do ensino superior público cairá e, como consequência, maior incapacidade resultará nos profissionais graduados. Hoje se tenta melhorar o conhecimento dos profissionais formados, através da aprovação nos exames da OAB, do Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo (Cremesp) etc., para a obtenção do registro profissional. Não se recupera, pelo menos, cinco anos de estudo, em seis meses de “cursinhos” para capacitar profissionais nas provas de aptidão profissional!
            A forma mais correta de “pagar o débito social” aos “cotistas” é cuidar dos programas da casa própria em lugares não poluídos, ou seja, com saneamento; do transporte através de vias acessíveis; da segurança, saúde e educação básica de boa qualidade e mais acessível, com número de vagas suficiente para a demanda existente.
            Dessa maneira ninguém precisará de falsos favores, pois a capacidade intelectual não se mede pela raça nem pela cor, mas sim pela oportunidade de se ter lugar para desenvolver sua mente desde a mais tenra infância com boa alimentação, saúde e paz. Tudo isso acontece no início e não no final de uma estrada cheia de incertezas e mentiras vendidas a alto preço.

Nenhum comentário:

Postar um comentário