AS MAIS LIDAS DA SEMANA

AS MAIS LIDAS DA SEMANA
AS MAIS LIDAS DA SEMANA

quarta-feira, 14 de agosto de 2013

"A AULA QUE FALTEI" 3ª PARTE


            O quimerismo ainda hoje é bastante desconhecido. Nome de origem mitológica define o ser Quimera como sendo uma espécie com cabeça de leão, corpo de cabra e cauda de dragão ou serpente. É traduzido usualmente como vocábulo para definir utopia, sonho, devaneio, fantasia, ficção, imaginação. A quimera humana, bem mais desconhecida, é traduzida como uma pessoa que possui dois DNAs, normalmente um definindo as gônadas, células de multiplicação por meiose; e o outro, traduzido nas células somáticas, que se multiplicam por mitose.
            O fator de interesse nesse estudo está voltado para a definição de maternidade ou paternidade. O exame regular de paternidade ou maternidade, feito através do cabelo ou sangue, pode ser negativo se a pessoa examinada for uma quimera. Em muitos casos, tem ocorrido da mãe apontar o pai de seu filho e o exame não comprovar essa paternidade. Os juízes, por ignorância dessa possível característica do pai apontado, dão o caso por encerrado, negando a paternidade. Isso é assombroso! Assim é bom que os juízes fiquem alertados de que o exame do DNA, para caracterizar paternidade ou maternidade, deve ser feito com o esperma ou óvulo, respectivamente, do analisado.
            Distinguir absorção sonora de isolamento sonoro tem sido outro tema que poucos aprendem. Utilizar materiais absorventes como lãs, isopor, cortiça e outros para diminuir os ruídos tem sido uma prática comum. Boates, bares e indústrias têm usado esse método no afã de minorar o ruído externo. Quando utilizamos material absorvente nos locais ruidosos, diminuímos o nível do barulho no local e, em consequência, nos seus arredores. Quando são ruídos de máquinas, a solução é viável, pois se deseja o silêncio dentro e fora do local. No entanto, se é um caso de música, nas boates, sala de ensaio de bandas etc.; a absorção diminuirá a intensidade sonora no local de interesse e, em consequência, o volume do som terá que ser aumentado para continuar acontecendo como antes. Dessa forma, esse acréscimo acontecerá também fora do ambiente, ou seja, não houve supressão do ruído externo. Para isolar os ruídos externos do produtor dos mesmos, é necessário utilizar material pesado, duro e refletor; fechando o ambiente produtor dos ruídos. Assim, o som será refletido para o próprio ambiente que o gera, melhorando inclusive o nível sonoro, que agora exigirá menor desempenho dos amplificadores. Além da economia, as reflexões produzirão a reverberação, tão importante no espaço sonoro, que terá um som com maior “brilho”, graças à eliminação da absorção excessiva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário