AS MAIS LIDAS DA SEMANA

AS MAIS LIDAS DA SEMANA
AS MAIS LIDAS DA SEMANA

quarta-feira, 7 de agosto de 2013

"A AULA QUE FALTEI" 2ª PARTE


            Nas aulas de paisagismo, poucos contam como se planta uma árvore  em locais calçados. As prefeituras, de um modo geral, abrem um buraco no solo, bordam as extremidades  de forma circular com meio tijolo acima do calçamento e pronto. Que cresçam as raízes, quebrem o piso e sigam. Esqueceram que as raízes precisam absorver água que sendo pouca, no subsolo cimentado, busca outra forma de solver facilmente o precioso líquido. Quebram a leve camada de concreto e expõem suas raízes que agora são capazes de abastecerem a árvore com água. Como evitar isso? Simplesmente, após cavar o buraco, introduza uma manilha de 60cm de diâmetro e 50cm de altura e plante a árvore no fundo dessa manilha, deixando o resto acima vazio. Feche a abertura ao redor com grade de ferro perfurada para poder colher água e ninguém cair na abertura maior. Pode-se também preencher a abertura com cavaco de madeira ou material leve. As raízes ao desenvolverem-se abaixo da manilha não terão força para levantá-la e assim procurarão aprofundar-se para colher a água subterrânea. Não se esquecer de pintar de amarelo a borda emergente da manilha e, ao seu redor, colocar piso de alerta para os deficientes visuais.
            Na Engenharia Civil, danos podem ser causados pelo empuxo1 em regiões de lençol freático2 pouco profundo. Abaixo do lençol freático, a água subterrânea preenche todos os espaços porosos e permeáveis das rochas ou dos solos ou, ainda, de ambos ao mesmo tempo. Em uma edificação construída no verão, estação durante a qual os lençóis freáticos estão mais profundos, não existe praticamente empuxo, pois o solo do alicerce está sem água. No inverno, quando o alicerce está submerso no lençol d’água, o empuxo é equilibrado pelo próprio peso da construção acrescido do peso da água dos reservatórios. Quando, no inverno, esvaziam-se os tanques para limpeza, o empuxo pode levantar o edifício, tirando de nível a construção. A solução é, nos cálculos estruturais, prover o alicerce com abas para sustentação do prédio no solo, evitando danos causados pelo empuxo. Assim, se você faltou a essa aula, é bom lembrar esses detalhes para não acontecerem prejuízos.

1.Empuxo: força que atua, de baixo para cima, em um corpo quando esse é mergulhado em um meio com líquido, como em uma bola que você tenta afundar.
2.Lençol freático: do grego phréar + atos, significa "reservatório de água", é o nome dado a superfície que delimita a zona de aeração (subsolo seco) da zona de saturação (lençol de água).

Nenhum comentário:

Postar um comentário