terça-feira, 27 de agosto de 2013
"A AULA QUE FALTEI" 4ªPARTE
Na
área de marketing, é muito fácil o entusiasmo com uma ideia esconder uma fala
secundária danosa ao bom êxito da peça. As tintas IQUINE são lançadas no
mercado com o slogan: PINTOU PARA MUDAR!
O apelo, CHEGOU, substituído por PINTOU, deu força à propaganda da tinta
que pinta, no entanto, o sucesso e a força do início do slogan foi aniquilado,
no segundo momento, pelo verbo MUDAR. O interesse era mudar da tinta costumeira
para a nova tinta, porém pareceu mais que pintando com essa tinta teria que
mudar. O certo era trocar o verbo “mudar” por “ficar”. Assim, PINTOU PARA
FICAR, conceitua que o produto será definitivo no mercado e a tinta, uma vez
utilizada, ficará para sempre e não terá que ser mudada!
Outro exemplo é o não uso do NÃO em
peças escritas, principalmente. A NESCAFÉ tem um slogan que diz: NESCAFÉ, POR
QUE NÃO AGORA? Colocada essa frase em outbus, que é lida desde grandes
distâncias até perto, o publicitário resolveu diminuir o NÃO para respeitar o
princípio de marketing de não utilizar o NÃO quando em peças escritas. Acontece
que o NÃO era acompanhado pelo POR QUE para ter a força desejada na mensagem.
Assim ficou: NESCAFÉ, POR QUE não AGORA? Ora de longe então se lia: NESCAFÉ,
POR QUE •••AGORA?
Que
é uma mensagem negativa! O certo seria: NESCAFÉ, por que não AGORA ? De longe e
de perto a mensagem seria positiva. NESCAFÉ ,••• •••• •••AGORA- de longe e de perto- NESCAFÉ, POR QUE NÃO AGORA?
A
imagem também pode transmitir mensagens nefastas, não imaginadas pelo autor,
que se esqueceu de analisar outros aspectos incluídos e negativos.
A Bacardi lançou o produto Bacardi
Limão e o mascote era um boneco todo arredondado que tinha como rosto um limão
verdinho, cujo nariz era o umbigo da fruta e, de resto, outra bolinha simbolizando
a barrigudinha cor de rosa. O grande erro foi a inversão do rosto pela barriga.
A bebida deveria estar na barriga, o limão, e a satisfação, no rosto róseo e
não verde, caracterizando ressaca.
Assim,
não falte aquela aula que diz para você sempre rever seus projetos e criações, no dia seguinte, de forma a
evitar equívocos como os citados, devido a emoções que inibem a fria análise do
contexto.
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