AS MAIS LIDAS DA SEMANA

AS MAIS LIDAS DA SEMANA
AS MAIS LIDAS DA SEMANA

terça-feira, 27 de agosto de 2013

"A AULA QUE FALTEI" 4ªPARTE


             Na área de marketing, é muito fácil o entusiasmo com uma ideia esconder uma fala secundária danosa ao bom êxito da peça. As tintas IQUINE são lançadas no mercado com o slogan: PINTOU PARA MUDAR!  O apelo, CHEGOU, substituído por PINTOU, deu força à propaganda da tinta que pinta, no entanto, o sucesso e a força do início do slogan foi aniquilado, no segundo momento, pelo verbo MUDAR. O interesse era mudar da tinta costumeira para a nova tinta, porém pareceu mais que pintando com essa tinta teria que mudar. O certo era trocar o verbo “mudar” por “ficar”. Assim, PINTOU PARA FICAR, conceitua que o produto será definitivo no mercado e a tinta, uma vez utilizada, ficará para sempre e não terá que ser mudada!
            Outro exemplo é o não uso do NÃO em peças escritas, principalmente. A NESCAFÉ tem um slogan que diz: NESCAFÉ, POR QUE NÃO AGORA? Colocada essa frase em outbus, que é lida desde grandes distâncias até perto, o publicitário resolveu diminuir o NÃO para respeitar o princípio de marketing de não utilizar o NÃO quando em peças escritas. Acontece que o NÃO era acompanhado pelo POR QUE para ter a força desejada na mensagem. Assim ficou: NESCAFÉ, POR QUE não AGORA? Ora de longe então se lia: NESCAFÉ, POR QUE •••AGORA?
Que é uma mensagem negativa! O certo seria: NESCAFÉ, por que não AGORA ? De longe e de perto a mensagem seria positiva. NESCAFÉ ,••• •••• •••AGORA- de longe  e de perto- NESCAFÉ, POR QUE NÃO AGORA?
A imagem também pode transmitir mensagens nefastas, não imaginadas pelo autor, que se esqueceu de analisar outros aspectos incluídos e negativos.
            A Bacardi lançou o produto Bacardi Limão e o mascote era um boneco todo arredondado que tinha como rosto um limão verdinho, cujo nariz era o umbigo da fruta e, de resto, outra bolinha simbolizando a barrigudinha cor de rosa. O grande erro foi a inversão do rosto pela barriga. A bebida deveria estar na barriga, o limão, e a satisfação, no rosto róseo e não verde, caracterizando ressaca.
Assim, não falte aquela aula que diz para você sempre rever seus projetos  e criações, no dia seguinte, de forma a evitar equívocos como os citados, devido a emoções que inibem a fria análise do contexto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário