AS MAIS LIDAS DA SEMANA

AS MAIS LIDAS DA SEMANA
AS MAIS LIDAS DA SEMANA

sábado, 7 de setembro de 2013

"A AULA QUE FALTEI" 5ª PARTE


              O fenômeno da maresia é bastante conhecido e acontece com maior ênfase em regiões próximas à beira mar. Devido à oxidação aparecer com material branco, semelhante ao sal, criou-se o mito de que a maresia se dá por causa do sal marinho que chega a sua casa trazido pelo vento. Puro mito. A verdade é que a evaporação não traz o sal, que é solido, mas sim vapores dos ácidos presentes nas águas do mar. Da mesma forma, acontece a maresia em locais próximos a rios e piscinas devido às fermentações e ao cloro respectivamente, mesmo essas águas sendo doces. Assim deve-se evitar material oxidável próximo das piscinas ou dos charcos.
            Muitas pessoas se dedicam à culinária, não profissionalmente, e desconhecem como fazer para que as frutas como banana, maçã e outras não escureçam após serem cortadas ou descascadas. Os alimentos escurecem devido à oxidação pelo oxigênio contido no ar, à existência de radicais livres ou à necessidade de completar a camada externa de elétrons dessas substâncias. Além das frutas, os queijos e as carnes em conserva são também  oxidadas, tornando-se com a aparência incerta. A solução é  utilizar um antioxidante que, completando os pares eletrônicos desfalcados dos radicais, evite a oxidação – justaposição do oxigênio ao radical. A “vitamina C” é um antioxidante muito popular e pode ajudar na conservação do aspecto saudável das substâncias citadas. Dessa forma, passar no liquidificador 500mg de “vitamina C” com um copo d’água e depois vaporizar as frutas com essa solução irá evitar a oxidação, tornando sempre fresquinhas essas e outras iguarias que possuem radicais livres.
            O uso da maioria das colas tem a função de fazer o “vácuo” entre as peças coladas, principalmente quando elas são mais lisas, pouco porosas, evitando a entrada de ar entre as mesmas. Sendo assim, deve-se usar apenas a quantidade de cola necessária ao fechamento do perímetro colado. Para a cola evadir-se do centro das peças é necessário aplicar a maior pressão possível juntando-as. Assim, a cola entre os materiais sai para as extremidades, evitando a entrada de ar. O uso excessivo da cola torna a região de “vácuo” diminuída, fazendo com que a sustentação aconteça apenas pela coesão molecular da própria cola. Quando os materiais colados são porosos, deve-se utilizar um pouco mais de cola que terá a função de preencher os poros além da vedação externa. A pressão entre os materiais colados deve ser bem maior.

Nenhum comentário:

Postar um comentário