terça-feira, 17 de setembro de 2013
"A AULA QUE FALTEI" 6ª PARTE
A
arquitetura pouco tem cuidado dos fenômenos acústicos, por isso não se lembra
dos cuidados que devem existir com os funcionários das estações rodoviárias e
integrações para que não exista perda progressiva da audição desses
trabalhadores. É esse o motivo da localização desses edifícios sempre ser em um
plano inferior à estrada principal e movimentada, e distante desses logradouros
para que as viaturas em trânsito não levem ruídos até eles. O plano abaixo das
vias principais é para que os autos que chegam até a estação venham na
“banguela”, sem acelerar, evitando a produção de ruídos. A distância é
necessária para que os ruídos dos veículos que não aportarão na rodoviária não
cheguem até ela. A saída desses locais também não deve produzir ruídos. Assim,
a estrada de saída ainda deve continuar descendente até atingir uma distância
que permita a aceleração de volta ao nível inicial – das autoestradas – sem
produzir ruídos para os funcionários do edifício.
Outra
aula que prejudica quando se falta é aquela que fala sobre refrigeração ou
ventilação de máquinas móveis (dos automotores) e máquinas estacionárias
(dos condicionadores de ar, dos
geradores). Um motor em movimento é “refrigerado” através do ventilador que
dirige o ar fresco externo ao motor, soprando o ar de fora para o motor. Isso
porque esse motor está restrito a um ambiente com pouca ventilação pela baixa pressão
existente no local – devido ao movimento do auto – ficando assim sem condição
de retirar o ar quente do motor, mas sim, permitindo o insuflamento de ar
externo para a máquina. Já na máquina estacionária, a pressão no recinto onde
ela existe é igual a externa. Dessa forma, se uma ventoinha retirar o ar quente
do local, esse lugar será resfriado pelo ar externo que alimentará a retirada
do ar que envolve o motor. Assim, deve-se posicionar essa máquina com a
traseira para o lugar fresco, pois dessa maneira a ventoinha puxará esse ar
sobre o motor, refrigerando-o. Os condensadores dos “splits” normalmente são
colocados invertidos porque estão ao ar livre e deve evitar que a ventoinha
colha insetos, pelo fundo, para dentro do motor.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário