AS MAIS LIDAS DA SEMANA

AS MAIS LIDAS DA SEMANA
AS MAIS LIDAS DA SEMANA

domingo, 28 de julho de 2013

"A AULA QUE FALTEI" 1ª PARTE


          Em todas as profissões do mundo, existem os segredos que poucos conhecem, talvez por um descuido do professor em não abordar o assunto ou por não conhecer aquela particularidade, muitas vezes básica, e por isso posta ao lado; ou finalmente, por ter faltado à aula que informava aquele particular. Lembraremos alguns desses assuntos em algumas áreas do conhecimento científico.
        Uma menininha com um ou dois dias de nascida eventualmente pode menstruar devido à dosagem hormonal da mãe. Esse fato não é sempre conhecido dos pediatras e assim já aconteceram diagnósticos falsos, tendenciosos à colocação de sonda e intervenção invasiva, inclusive. Em um caso que conheço, a bebê teve diagnóstico corrigido em tempo suficiente para evitar a intervenção cirúrgica.
          Um fato, na área de engenharia elétrica, aconteceu causando a morte de um colega de turma. Ele usou uma chave de fenda, com isolamento para baixa tensão, em equipamento alimentado por alta tensão, julgando que o cabo de plástico o isolaria. Lembramos que um  dado material é  isolante para uma certa "voltagem" máxima, e que, acima desse  valor característico, torna-se condutor. Não se esclarece, muitas vezes, que cada isolamento depende do material e da quantidade desse material entre você e o ponto de energia. O conhecimento popular do que seja um material isolante não chega a esses detalhes. Deve-se olhar sempre o que tem escrito na ferramenta utilizada em alta tensão.
          Outro conhecimento pouco divulgado para os arquitetos é que a junta de dilatação utilizada em edificações extensas, que normalmente ocorre de 30 em 30 metros, pode ser evitada pelo menos em duas situações: quando a variação de temperatura do lugar não excede de   um dado valor (~ 20ºC), ou quando o cálculo estrutural contempla as deformações devido às variações de temperatura mais severas. Se assim não fosse, não seria possível construírem-se pontes, com extensos vãos, sem apoio. Esses casos acontecem quando a profundidade da água sob a ponte é muito grande, tornando muito caro o investimento em um pilar. A estrutura desse vão, sem pilar, tem alto custo, mas pode ser menor do que aquele do pilar, daí a preferência por esse investimento. Assim, antes de criticar, é bom saber se uma das colocações acima é satisfeita, para não cair no ridículo da crítica sem fundamento.
          Esses e outros equívocos nos levam a respeitar a frequência às aulas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário