domingo, 28 de julho de 2013
"A AULA QUE FALTEI" 1ª PARTE
Em
todas as profissões do mundo, existem os segredos que poucos conhecem, talvez
por um descuido do professor em não abordar o assunto ou por não conhecer
aquela particularidade, muitas vezes básica, e por isso posta ao lado; ou
finalmente, por ter faltado à aula que informava aquele particular. Lembraremos
alguns desses assuntos em algumas áreas do conhecimento científico.
Uma
menininha com um ou dois dias de nascida eventualmente pode menstruar devido à
dosagem hormonal da mãe. Esse fato não é sempre conhecido dos pediatras e assim
já aconteceram diagnósticos falsos, tendenciosos à colocação de sonda e
intervenção invasiva, inclusive. Em um caso que conheço, a bebê teve
diagnóstico corrigido em tempo suficiente para evitar a intervenção cirúrgica.
Um
fato, na área de engenharia elétrica, aconteceu causando a morte de um colega
de turma. Ele usou uma chave de fenda, com isolamento para baixa tensão, em
equipamento alimentado por alta tensão, julgando que o cabo de plástico o
isolaria. Lembramos que um dado material
é isolante para uma certa
"voltagem" máxima, e que, acima desse
valor característico, torna-se condutor. Não se esclarece, muitas vezes,
que cada isolamento depende do material e da quantidade desse material entre
você e o ponto de energia. O conhecimento popular do que seja um material
isolante não chega a esses detalhes. Deve-se olhar sempre o que tem escrito na
ferramenta utilizada em alta tensão.
Outro
conhecimento pouco divulgado para os arquitetos é que a junta de dilatação
utilizada em edificações extensas, que normalmente ocorre de 30 em 30 metros,
pode ser evitada pelo menos em duas situações: quando a variação de temperatura
do lugar não excede de um dado valor (~
20ºC), ou quando o cálculo estrutural contempla as deformações devido às
variações de temperatura mais severas. Se assim não fosse, não seria possível
construírem-se pontes, com extensos vãos, sem apoio. Esses casos acontecem
quando a profundidade da água sob a ponte é muito grande, tornando muito caro o
investimento em um pilar. A estrutura desse vão, sem pilar, tem alto custo, mas
pode ser menor do que aquele do pilar, daí a preferência por esse investimento.
Assim, antes de criticar, é bom saber se uma das colocações acima é satisfeita,
para não cair no ridículo da crítica sem fundamento.
Esses e outros equívocos nos levam a respeitar a
frequência às aulas.
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