AS MAIS LIDAS DA SEMANA

AS MAIS LIDAS DA SEMANA
AS MAIS LIDAS DA SEMANA

sábado, 19 de outubro de 2013

OS FENÔMENOS NATURAIS (8a Parte: O Buraco no ozônio)


            A camada de ozônio situada a 30 km da Terra é constituída de O3 mais outros gases e é responsável pela filtragem dos raios UV (ultravioleta) altamente danosos para as espécies vivas. Essa camada pode ser danificada pelo aumento de temperatura e pela combinação de outros gases que podem ser oriundos da própria Terra, como aqueles emanados pelos vulcões. O Monte Erebus, na Antártida, é caracterizado por um vulcão que se mantém ativo desde 1908 e produz gases capazes de promover buraco na camada de ozônio.  Sua última erupção ocorreu em 2011. Outros vulcões, no mundo inteiro, também são capazes de prejudicar essa “blindagem” garantida pela camada de ozônio.
          O aquecimento terrestre produzido pelas diversas mudanças ocorridas no Universo e, particularmente, nos fenômenos naturais da Terra tem servido para os exploradores culparem segmentos inóxios terrestres como responsáveis por esse aquecimento. Responsáveis pela criação dos gases CFCs - utilizados nos aerossóis, refrigeradores, etc.- apontam esses gases como responsáveis pelo aumento do buraco na camada  de ozônio. Dessa forma, novo estudo deve ser feito  para criar um outro  gás que evite esse dano na natureza.
         Na verdade, por uma questão de escala, esses gases CFCs jamais seriam capazes de alterar qualquer característica do Planeta, uma vez que essa quantidade, comparada, por exemplo, com as erupções vulcânicas, seriam inócuas. A superfície terrestre é pouco utilizada pelos humanos, cerca de apenas um a sete por cento, assim essa pequena área não é capaz de provocar danos ao planeta pelo uso bastante restrito dos CFCs. Esses boatos foram uma forma de alterar o uso desses gases, cuja patente, pelo tempo de utilização, já seria de domínio público, não produzindo royalty para seus inventores. 
          O poder de recuperação do equilíbrio ecológico no Universo jamais dependerá de influências isoladas de planetas, assim como o equilíbrio ecológico, em qualquer um dos planetas das galáxias, não dependerá de seus usuários ou habitantes. Todos os acontecimentos são gerados pelos grandes números universais pouco entendidos pelos homens. O grande defeito, ou sabedoria, do ser humano é arrumar conceitos sem explicação para justificar a sua ignorância. Assim torna mais fácil satisfazer a sua vaidade do saber que não existe ou facilita atender a sua ganância que é alimentada pela violência “científica” ou pela exploração da crença dos pouco instruídos. Tudo pela busca do ganhar sem esforço, explorando diversas atividades como noticiosos escritos, falados ou televisionados; bem como criar “escolas” de estudos avançados com pesquisas que não justificam os objetivos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário