domingo, 16 de março de 2014
NADA COMEÇA PELO FIM
Já
escrevemos, várias vezes, sobre importações descabidas do Governo e
instituições brasileiras. Ele, achando
que as medidas adotadas por outros países ou mesmo equipamentos modernos
lá utilizados se adéquam às nossas necessidades culturais, adota "esses
estrangeiros" de forma inconsequente.
Isso
já aconteceu com a adoção do Sistema de Crédito pelas universidades com outros
objetivos e a TV a cabo e telefonia celular, entregues a grupos irresponsáveis
que vendem o que não produzem ou projetam, falhando em potência e distribuição
de sinal, etc. Dessa forma sofrem os usuários com os famosos "fora do ar,
procurando o satélite" e tantos outros jargões tentando iludir os cidadãos brasileiros.
Agora,
com o lema “Quando as ideias se encontram”, o ano “Alemanha + Brasil 2013-2014,
foi iniciado em maio de 2013, indo até maio de 2014,”. Em consonância com essa
parceria estratégica entre as nações, a HUMUS e a ANACEU realizarão o III
Seminário Internacional em Gestão Universitária, no período de 27 de setembro a
06 de outubro, na Alemanha e na Suíça, proporcionando a gestores de IES
brasileiras o conhecimento e a visitação a renomadas instituições de ensino
desses países. Apesar desses conhecimentos, como todos, dar novas visões para
esses gestores melhorarem o desempenho de suas IES, não se deve confundir esse
novo ver com a adoção daquelas práticas de imediato, aqui, no Brasil.
Toda
mudança requer além de uma base de conhecimentos, mais, e principalmente, um
lastro cultural, dos costumes e da própria forma de ser das pessoas que se
envolverão nessa alteração. O apoio do Governo que deve dar o maior incentivo
aos protagonistas das novas ideias, que surgirão, não deve faltar! A análise do
tecido social lá existente e sua preexistência devem contar para que o novo
formato de educar dê certo. Adolescentes, que nunca tiveram limites em casa,
chegam para o nível superior como vitoriosos por uma conquista (entrar no
ensino superior) que pouco significado tem nos países desenvolvidos com escolas
para todos e, ainda mais, escolas essas, mesmo as privadas, que têm o apoio e a
ajuda do Estado e da sociedade!
Todos
esses detalhes atendidos, ainda restam aspectos subjetivos pouco observados num
Seminário limitado em tempo, que não conduz a um amadurecimento necessário. Com
os pés no chão aproveitaremos esse evento. Com a visão do imediatismo, não
atingiremos objetivamente o encanto da proposta - “melhorar a gestão das nossas
IES”.
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