AS MAIS LIDAS DA SEMANA

AS MAIS LIDAS DA SEMANA
AS MAIS LIDAS DA SEMANA

quinta-feira, 1 de maio de 2014

MAIS SEGURANÇA PARA VEÍCULOS ESPECIAIS


            Muitas vezes, ficamos sem imaginar como em projetos que definem algumas regras para maior segurança das pessoas se esquecem de incluir essas mesmas regras para determinados eventos que geralmente precisariam ser sinalizados muito mais do que aqueles apontados pelo projeto original. É o caso do cinto de segurança nas ambulâncias. Não falamos dessa exigência para os que trafegam na cabine, mas sim para os que estão sendo socorridos e os que estão dando o suporte médico àquele paciente em trânsito.
            As ambulâncias que normalmente deslocam-se em alta velocidade têm a obrigação de garantir a segurança de seus passageiros, em especial o corpo médico e paramédico juntamente com o paciente. Um acidente que acontecesse não jogaria o doente contra os equipamentos ali existentes ou mesmo fora do veículo. Conhecemos um caso de parturiente que morreu junto com seu bebê em acidente envolvendo a ambulância que os transportava. O transporte estava sendo feito sem o uso de cinto ou cinturão de segurança e assim a mãe, com seu filho ainda no útero, foi jogada fora do veículo. A acompanhante, também desprotegida, faleceu no acidente. Então, o Governo deve exigir cintos de segurança não só para os que viajam na boleia, mas também para aqueles que se situam dentro da caçamba ou do corpo da ambulância.
            Outro caso que merece a atenção do Governo é a trava de segurança para os veículos que têm carroceria basculante, isto é, carroceria que levanta para derramar o material transportado. Esse movimento faz a caçamba atingir uma altura maior que muitas passarelas de estradas, tornando-se um atentado não só para os que a transitam como também para pessoas e autos que passam sob a passarela. Meses atrás, aconteceu um acidente porque a báscula levantou durante o movimento do caminhão basculante.
            Na verdade, existe a trava de segurança, mas ela é vulnerável ao destravamento com o veículo em trânsito. A melhor solução seria a liberação da trava apenas com o veículo em repouso. Quando o veículo arrancasse, um dispositivo eletrônico inibiria o funcionamento da liberação do movimento da báscula, tal qual acontece com o travamento das portas nos veículos modernos.
            Falam que acontece do próprio motorista levantar, a propósito, a báscula do caminhão para esconder a placa quando o mesmo trafega em vias cujo horário de livre trânsito, para esse tipo de veículo, não está sendo respeitado. Vamos cuidar logo disso e evitar mais acidentes!

Nenhum comentário:

Postar um comentário