AS MAIS LIDAS DA SEMANA

AS MAIS LIDAS DA SEMANA
AS MAIS LIDAS DA SEMANA

sexta-feira, 13 de março de 2015

ACÚSTICA DE AMBIENTES

            Quando se pensa em um ambiente acústico vem logo à mente uma sala entapetada, com móveis estofados e cortinas (materiais absorventes) cobrindo quase todas as paredes (fechamentos). Na verdade, um ambiente acústico é moldado de acordo com sua utilização: ouvir bem (auditórios, teatros)  ou não ouvir bem (bibliotecas, restaurantes).
        O som em um ambiente vem diretamente da fonte (da boca da pessoa, do auto falante) ou indiretamente pelas reflexões (tabelando) em paredes, teto, piso e objetos presentes no local. São essas reflexões que dão ao ouvinte a ideia de envolvimento sonoro, assim como, volume e enriquecimento (criação de harmônicos ou acréscimos de frequências) no som.
              Só com essa introdução, já dá para entender que, se o ambiente for todo revestido com absorventes, não teremos reflexões e, consequentemente, empobreceremos o som. Materiais absorventes, como carpetes, cortinas e outros devem ser utilizados quando temos que corrigir algum excesso sonoro em uma ou mais frequência. Além dos revestimentos, deve-se cuidar da forma do ambiente  para que não haja fechamentos paralelos. Quando isso não for possível, pode-se corrigir com quadros, móveis, mesas, etc.
          Quando se constrói um “Home Theater”, deve-se contar com a orientação de um arquiteto especialista em Acústica Arquitetônica, pois, só assim, seu investimento no ambiente sonoro valerá a pena. Esse especialista cuidará também para que sua “sala de som” seja perfeitamente isolada dos outros ambientes contíguos, principalmente, aqueles que não pertencem ao seu domínio, como vizinhos e confrontes.
           É bom alertar que, materiais absorventes diminuem a intensidade sonora no lugar em que são utilizados, mas não são capazes de isolar esse ambiente de outros locais próximos. Infelizmente, por ignorância, popularizou-se o uso de “caixa de ovos” e outros materiais absorventes como isolantes. O material para ser isolante tem que ser “pesado”, maciço (não poroso) e liso. É bom cuidar das aberturas (portas e janelas) para não permitirem fugas pelas frestas, o som é a excitação do ar e acontece onde o ar consegue passar.
            Esperamos ter colaborado na melhor definição do seu Home Theater. Quanto menos absorvente, melhor performance do som e menor volume e consequente economia de energia!

Nenhum comentário:

Postar um comentário