AS MAIS LIDAS DA SEMANA

AS MAIS LIDAS DA SEMANA
AS MAIS LIDAS DA SEMANA

domingo, 7 de março de 2010

POR QUE A MULHER É MAL REMUNERADA?

Hoje, as oportunidades de emprego têm surgido para os homens e as mulheres quase na mesma proporção. Os homens, como tradicionalmente são os mantenedores, têm logrado maior êxito do que as mulheres nas contratações atuais. A fama dos homens como aqueles que sustentam o lar faz com que as empresas contratem com o intuito de garantir a sustentabilidade dos casais.
Por outro lado, a mulher tem se mantido como o timoneiro do lar, arcando com as responsabilidades da gestão da casa e educação da família. Isso ocorre, normalmente, de forma regular, não depende da formação técnico-científica da mesma, o que é de grande valor e deve ser compartilhado com o trabalho externo. Infelizmente, a própria sociedade tem trabalhado no sentido de desprestigiar a mulher que, orgulhosa de uma defesa enganadora, alimenta essa trajetória sem objetivos que não sejam os da vaidade. Criação de delegacias específicas, maior descanso na licença maternidade, e tantos outros “benefícios” têm levado a sociedade a estigmatizar a mulher.
A relação de igualdade entre o homem e a mulher jamais admitiria uma delegacia especial para tratar de assuntos femininos, a não ser para dar oportunidade de emprego para as delegadas, o que não faz sentido, pois elas poderiam atuar em qualquer outra delegacia Esses tratamentos especiais parecem desvalorizar o trabalho feminino como se o profissionalismo da mulher tivesse de ser ajudado e fosse diferente e inferior ao do homem.
Como grande consequência do tratamento diferenciado recebido pela comunidade feminina, vêm os tristes resultados. Nos contratos de trabalho, o pagamento menor acontece devido às maiores dificuldades de emprego provocadas pelas especificidades do tratamento social dado à mulher, como, por exemplo, a licença maternidade exagerada, quando jovem e em época de reprodução e a fragilidade rotulada, inexistente no ser feminino, quando na idade madura.
Como melhorar esse posicionamento da mulher junto ao emprego? É muito fácil. Basta que a comunidade feminina se imponha como capaz e abra mão das facilidades, politicamente vantajosas, que os homens, particularmente, querem colocar com o intuito de tirar vantagens. Ao dizer que a mulher precisa de proteção passa para os agressores um incentivo maior à agressividade que não para, pois a covardia não quer encontrar litigante, mas sim facilidades.
Mostrar a mulher como pessoa portadora de grande informação inata, corajosa e decidida em suas atitudes, alertará a sociedade para o acontecer verdadeiro da mulher. Nem medo nem embaraço, mas sim determinação que não queda perante a atitudes agressivas, de quem quer que seja, levará a mulher a um novo conceito diante da sociedade. Mostrá-la assim pode levá-la a perder certas mordomias, mas, tenho certeza de que a valorização profissional se traduzirá em salários compatíveis com sua capacidade de trabalho, já atestada e consolidada nos dias de hoje
Assim, vamos tornar a mulher emancipada verdadeiramente. As falsas colocações de igualdade de oportunidade, carregadas de preconceitos, jamais podem ser contabilizadas como vitórias consagradas. É claro que a posição da mulher de hoje, junto aos humanos, transcendem qualquer ideia futurista do passado. Mas essa posição tem que ser ratificada ou traduzida sem aquelas escolhas: o que era bom, que continue e o que era ruim, que se vá.
Mulheres, assumam verdadeiramente a posição que conquistaram, de forma total, sem a desfaçatez do querer estar, sem ser.

2 comentários:

  1. Como, quando em nossa 1ª conversa... concordo em partes. No tocante às próprias mulheres exercerem conscientemente seus direitos e deveres, assumirem-se enquanto ser autônomo...concordo. Especificamente, quanto à possível extinção de delegacias da mulher e outros órgãos, métodos e sistemas criados para elas...discordo. Porque se existem é porque AINDA há a sua necessidade, talvez não para mulheres mais letradas e capazes de sustentação emocional e financeira, mas para uma boa parte das mulheres em situação de exclusão social, que desde à sua educação familiar não são incentivadas ao trabalho, ao desenvolvimento pessoal e ao próprio sucesso; mas muitas vezes, exergando à sujeição ao homem como único caminho (que lhe é apresentado, por uma sociedade AINDA machista). Creio que falta o entendimento de que a equidade, inclusive citada por lei, não significa igualdade total.Acredito que a força do universo não teria criado 2 seres diferentes se seu objetivo fosse que os tratássemos totalmente iguais. Mas por que só as DIFERENÇAS FEMININAS são tratadas como DESVANTAGENS SOCIAIS ? Enxergar um mundo dinâmico, a capacidade contemplativa e abtrativa feminina, sua criatividade, resistência física, sua capacidade mental de associar e executar diversas tarefas simultaneamente, sua sensibilidade e inclusive, sua capacidade para gerar filhos, deveriam ser tidas como VANTAGENS, como PONTOS FORTES... mas a verdade é que o mundo AINDA é, não apenas machista, mas muito masculino... feito aos moldes do pensamento masculino... e com a licensa da crítica... talvez seja por isso que o trabalho para a grande maioria AINDA não se tornou prazerozo, talvez por isso as cidades AINDA não tenham grandes jardins e parques e flores, talvez por isso AINDA não conciliação entre o pensar, o dizer e o fazer, nem quanto a ser produtivo, criativo e amar ao mesmo tempo... talvez seja porque o mundo AINDA não é feminino, mas o será.

    ResponderExcluir
  2. RETIFICANDO...- "prazeroso" - e, "Ainda, não HÁ conciliação"...

    ResponderExcluir