AS MAIS LIDAS DA SEMANA

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domingo, 9 de maio de 2010

PARABÉNS, MINISTRO FERNANDO HADDAD.


Foi com grande satisfação que recebi a notícia das novas mudanças do FIES, das quais a mais importante é aquela que fixa o valor que deverá ser pago, mensalmente, pelo estudante após sua formatura. Na verdade, o empréstimo que o discente faz não é para desenvolvimento de um projeto de ganho financeiro dentro do mercado, cujo retorno, pode surgir, em curto prazo. O investimento no capital intelectual tem seu retorno em prazo muito mais longo. Montar uma empresa ou instituição ou encontrar um bom emprego e adquirir nome no seio da sociedade demanda anos. Dessa forma o investimento, junto ao credor, precisa ter custo praticamente zero e um longo prazo para liquidação.
Com mais de 40 anos dedicados à educação, já criei bastantes projetos de inclusão social e motivação, afora outros de execução curricular e gestão da educação. Esses planos, até hoje, estão implantados em escola de ensino superior do Recife, com grande sucesso.
A propósito do FIES, nossa concepção nesse particular é a da IES (Instituição de Ensino Superior) emprestar mensalidades aos seus alunos e depois solicitar o retorno também em mensalidades, podendo ser fracionados esses pagamentos mensais em ½ ou outra fração do valor da mensalidade atual da escola.
Como hoje a concorrência tende a uma deflação no valor das prestações escolares, o pagamento de responsabilidade do aluno pode tornar-se até menor que o valor do investimento. É assim que funciona o PAFIDE (Plano de Apoio Financeiro ao Discente), programa criado por nós e que funciona muito bem na escola que o adota.
Todas as nossas criações, nos diversos segmentos educacionais, foram enviadas ao MEC, quando o então Ministro era MD Secretário Executivo do Ministério. Chegamos, inclusive, a solicitar ao MEC o envio de um de seus membros para juntos melhor equacionarmos essas soluções, hoje, tão comuns.
As datas que seguem acusam o envio dessas sugestões ao MEC: Julho de 2003; 18 de novembro de 2003, inclusive com registro do Gabinete Pessoal do Presidente da República, Diretoria de Documentação Histórica, acusando, em 28 de novembro de 2003, o recebimento do nosso projeto de inclusão social através do diretor Claudio Soares Rocha; e março de 2004. Temos produzido diversas crônicas criticando alguns projetos adotados pelo MEC. É muito justo que, hoje, elogiemos a sensibilidade do MD Ministro da Educação Fernando Haddad, quando modifica a forma de execução do FIES, que agora só benefícios trará para a comunidade brasileira que não goza de privilégios financeiros, mas é capaz de crescer desde que lhe dê oportunidade.
Mais uma vez, parabéns Ministro Fernando Haddad, essa foi uma verdadeira conquista de sua gestão: garantir a consecução dos objetivos de um governo que quer tornar o Brasil “UM PAÍS DE TODOS”.
Espero que este escrito chegue para todos como uma forma de mostrar a nossa lealdade com a atividade de educar. Receber o carinho de um professor é um direito de todos, mas isso só será possível se essa oportunidade for dada a todos.
A crítica positiva e experiente apenas há de fazer crescer a população daqueles que querem unir a força e os saberes para fazerem crescer um país que nos é tão caro!

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