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quarta-feira, 25 de agosto de 2010

QUANDO OS MÉTODOS MODERNOS DE APRENDIZADO FALHAM

São um encanto para a mente as novas conquistas nas áreas tecnológica e pedagógica, que vêm trazer para o desenvolvimento cerebral uma oportunidade de enriquecimento intelectual de forma rápida e universal. Rápida pela metodologia utilizada e universal pela globalização que ocorre nos dias de hoje.
A necessidade de mostrar, de forma integral, o desenvolvimento de um dado conceito faz com que os professores de hoje apontem vários livros-texto como guias para os alunos iniciantes em um dado conhecimento. À primeira vista, essa forma de iniciação científica parece plausível na atualidade. No entanto, vamos analisar as interações demandadas em seus diversos aspectos.
Inicialmente o apontar de uma bibliografia rica, sem um livro-texto único, orientador do estudo de uma dada matéria, suscita o aluno a não adquirir algum livro. Os diversos sugeridos acusam um investimento difícil de ser cumprido, pois nenhum foi eleito como o melhor. Assim sendo, os estudantes passam a consultar vários autores sem saber os assuntos nos quais eles são mais especializados.
A insegurança natural do novo levará o aprendiz a não formatar o assunto com todas as suas nuances, e mais, com algumas confusões advindas da forma de escrever dos diversos redatores. Assim, é melhor partir para a adoção de um único livro-texto, ensiná-lo e tirar as dúvidas das exposições pouco apuradas.
Tecer comentários sobre os assuntos pouco explorados no livro e, durante esse caminho, levar o aluno a pesquisar em outros compêndios, como também na internet, darão não só segurança no saber, mas também a oportunidade ao educando de ir formando a sua biblioteca, pois um livro dá para comprar.
As aulas teóricas, sem a devida alusão à aplicação prática do conhecimento, tão comuns nas exposições de mestres e doutores, poderão desmotivar o discente àquele conhecimento. Por outro lado, o pragmatismo excessivo, sem cuidar das bases teóricas acerca do assunto, não permitirá a construção prática do conhecimento quando acontecerem as excepcionalidades.
Dessa forma, surge a necessidade do equilíbrio entre a teoria e a prática tão pouco comum nos dias atuais. O imediatismo exigido pelos jovens de hoje, que leva o estudar apenas para a obtenção do diploma, suscita um repensar sobre os métodos de ensino modernos.
Cursos superiores, cada vez mais encurtados no tempo de integralização, não possibilitam a maturação do conhecimento na mente do aluno. A multiplicidade da maneira de informar ao educando, por meio de métodos que incluem formação presencial e a distância, simultâneas, leva também o aprendiz à insegurança do saber.
Educar é cuidar dos diversos aspectos que interessam ao Governo, aos professores e educandos. Não adianta o querer de uma das partes sem contemplar as outras duas. O rápido sucesso aparente, no futuro, levará todo o investimento de agora para o ralo.
Construir mentes produtoras não é um processo nem agrícola nem industrial. O capital intelectual tem de ser entendido como uma das formas mais rentáveis no investir de hoje. O que mais rende exige, por outro lado, cuidados em todo o processo da aplicação. O Japão, por exemplo, levou vinte longos anos para desenvolver uma reforma educacional.
Ela deu certo porque fechou o ciclo. Os mestres da atualidade foram antigos discípulos dos métodos ainda adotados. A educação não ressurge, ela acontece com a continuidade dos investimentos que não devem calar, mas sim, respeitar o desenvolvimento mental e social do povo. Só assim chegaremos à verdadeira democracia do saber, por meio da qual cada um cuida do todo em prol do desenvolvimento intelectual de um povo que clama pelo respeito às suas necessidades de acontecer de forma vitoriosa.
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Um comentário:

  1. Bom dia, caro Professor Wilson Barreto.

    Li este artigo hoje no Jornal Folha de Pernambuco. Parabéns pelo excelente conteúdo.
    Tenho um blog-projeto que se chama "Inter-relação leitura e cidadania através de blog e site". Lá faço uma exposição dos melhores textos da semana, aqueles que de fato nos traz uma reflexão e nos torna mais diferenciados.O link é www.inter-relacao.blogspot.com
    Gostaria muito que o conhecesse. Além de professor de língua portuguesa e inglesa, também sou Presidente do Sweet Elvis Fan Club. O link é: www.elvis-fanclub.no.comunidades.net
    Obrigado pela atenção e pelo espaço.
    Grande abraço
    Bartolomeu Pinheiro

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