AS MAIS LIDAS DA SEMANA

AS MAIS LIDAS DA SEMANA
AS MAIS LIDAS DA SEMANA

quarta-feira, 9 de março de 2011

AUMENTANDO O EMPREGO PERMANENTE


Nos anos 60, havia um inibidor do emprego permanente. Após dez anos de trabalho na mesma empresa, o empregado ganhava estabilidade, não podendo ser “posto para fora” do mesmo. Isso levava, muitas vezes, os empregados com estabilidade a descuidarem-se, prejudicando suas tarefas diárias. Despedir o empregado, antes do decênio, obrigava o empregador a pagar um salário por cada ano de contrato realizado. O desembolso nem sempre desejado pela empresa levava a demandas judiciais, muitas vezes, descabidas de parte a parte.
Com o objetivo de dar fidelidade ao bom relacionamento empregado/empregador foi criado o FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço) que obriga a empresa a recolher mensalmente 8% do salário do trabalhador, o que, a cada final de ano, corresponde a mais de um salário quando somado aos juros desse recolhimento. Tudo caminhava muito bem até a gula fiscal resolver, com a desculpa de tornar mais permanente o emprego, criar multas sem cabimento no momento da demissão do empregado, multa essa que atua sobre o saldo do FGTS depositado durante os anos contratados.
O mais interessante de tudo é que a multa de 50%, altíssima e que foge à ideia inicial da criação do fundo, é dividida entre o empregado e o governo, ou seja, tornou-se imposto. Esse fato tem levado as empresas a encurtarem o tempo de contratação com a finalidade de evitar o peso das responsabilidades sociais advindas dessa nova regra criada pelos parlamentares sempre sedentos por aumentos e recursos que alimentem suas “prioridades”.
A Presidente Dilma está bastante ligada no aumento e na manutenção do emprego. Fala-se inclusive que ela acusa a carga de tributos sociais, incorporada ao custo do salário, como a grande vilã no desastre da contratação de mão-de-obra e manutenção do emprego formal. Tomara que seja verdade e que se faça uma racionalização na despesa “folha de pagamento”. Não é justo penalizar a verba para remuneração do empregado com impostos. O governo já taxa a fabricação, o movimento de mercadorias, o local ou endereço da empresa, a luz, a água, o esgoto, a limpeza pública, a proteção contra incêndio e catástrofes, os superávits além da renda, muitas vezes, totalmente absorvida pelas despesas. Já é o bastante não precisa taxar a folha de pagamento, repetimos!
Quando as leis trabalhistas foram estabelecidas, o respeito mútuo reinou entre os parceiros, empregado e patrão. Após as trocas políticas de aparentes beneficies por votos, começaram as lutas no campo e na cidade que só prejuízos trouxeram para os trabalhadores. Enquanto não houver uma reforma política tornando os eleitores mais responsáveis, sempre seremos violentados pela eleição através da quantidade e não qualidade do voto.
Oxalá! Que esse governo traga novamente o bom senso nas ações de forma a contemplar todo o tecido social com justiça. As classes produtoras e as coadjuvantes ao desenvolvimento globalizado terão que ser mais respeitadas, cada uma com seus direitos e deveres. E que esses deveres não venham usurpar o desejo do crescimento que só faz sentido se pertencente ao inominado.

Um comentário:

  1. ÔXE , SEU DR. QUE BABADO FORTE ! alguém tem que fazer alguma coisa , né não ? O currículo escolar está mal elaborado e deixando de ensinar política ao cidadão. Dá até medo escutar que os votos são pela quantidade e sem critérios científicos.
    Num condomínio mora muita criança mal educada , eles fazem reunião e escolhem um síndico . Quando não dá mais certo , esgotando-se todas as tentativas , entregam para empresas administradoras , um 'síndico particular'. Se a coisa aqui no Brasil continua abusiva desse jeitinho e niguém quer fazer política como ciência , nem a esquerda nem a direita , o povo deveria colocar todos os políticos no olho da rua!! . Já pensou em se criar uma empresa onde se forma gente capacitada em política como um todo ? . Será que não sairia mais barato para o povo brasileiro contratar particularmente um político bem capacitado como funcionário? Não diminuiria bastante certos impostos? . Os salários que eles recebem são muito abusivos e quase não trabalham , além que muitos são perniciosos e represantam perigo até a nossa saúde . Político tem que ser como um empregado qualquer , carga hórária comum, e ter responsabilidades a meu ver e salário certinho . Controlando as coisas dessa maneira , se roubar vai ser demitido por justa causa de imediato . Vão se acabar os chamados privilégios parlamentares. Essa idéia doida é minha e tenho muitas outras , por isto o psiquiatra não me dá alta , partiu de uma observação minha do funcionamento de um edifício de ricaços onde trabalhei de babá e eles se "comiam" noite e dia , até as crianças choravam de medo e não tem nada haver com neoliberalismo que é outra teoria . CUIDADO , DR! , DAQUI HÁ POUCO VÃO QUERER COBRAR IMPOSTOS PARA FUNCIONAMENTO ATÉ DE ATIVIDADES SIMPLES , COMO O FUNCIONAMENTO DE UM BLOG , POR EXEMPLO ,SE A CABEÇA PENSAR O LEÃO VAI DEVORÁ-LA TAMBÉM. Não deveria existir PRIVILÉGIO NEM PARA presidente da República , todos deveriam ser meros empregados ,PORQUE O PATRÃO SÃO OS BRASILEIROS E ELES TÊM QUE PRESTAR CONTA DIRETAMENTE A NÓS ! HÁ UMA SÁBIA MENSAGEM DE UM FILÓSOFO : AQUELE QUE QUISER SE FAZER GRANDE ENTRE OS SEUS QUE PRIMEIRO FAÇA-SE PEQUENO . Ele simbolicamente lavou os pés de seus seguidores para dar o exemplo . Agora uma verdade tem que ser dita enquanto não se resolve isto , estes políticos malditos ao serem eleitos , a meu ver , deveriam passar por uma segunda etapa para contratação definitiva : cada qual , dentro de sua região , deveriam passar por uma rigorosa prova política de concurso , para ver se eles têm sanidade mental para governar . Porque em muitos interiores de PE , seus prefeitos mereciam Casa Verde ou cadeia! A maioria é criminoso , têm pessoas morrendo todos os dias por culpa deles, tenho testemunhado isto!
    NÓS PAGAMOS QUANTIAS EXORBITANTES PARA ESTES INÚTEIS VIVEREM CONFORTAVELMENTE NO CORAÇÃO DE NOSSA PÁTRIA e nos encher de impostos . QUANDO O POLÍTICO AMA SEU PAÍS E SEU POVO DEVE ser ASSIM : QUEM MORA NO MEU CORAÇÃO NÃO PAGA ALUGUEL.
    mdo forte de p.amarelo

    ResponderExcluir