AS MAIS LIDAS DA SEMANA

AS MAIS LIDAS DA SEMANA
AS MAIS LIDAS DA SEMANA

domingo, 24 de abril de 2011

O NOVO: INSPIRAÇÃO, CRIATIVIDADE E METODOLOGIA?



Realmente a inspiração é o “start” de qualquer evento. Para mim, inspiração é a interação entre o ser e o objeto fim. Quando a curiosidade científica acontece, a inspiração corresponde ao querer estudar, o início da criação de um texto vem da mente ter sido instigada por um evento, a inspiração, e daí segue qualquer outro fato capaz de fazer acontecer um produto advindo sempre desse “toque mágico”, a fonte inspiradora.
Após essa “ignição”, a busca por uma metodologia com início, meio e fim resume o percurso com muito mais transpiração que inspiração. Aí vem a criatividade de ver, a seu modo, o caminho em busca dos objetivos ou achados finais.
Essa criatividade não deve seguir um padrão que constranja, limite, censure, pois a libertação de qualquer grilhão certamente levará ao novo. O entender de sua busca deve sempre substituir o visto, o pragmático, por sempre exigir memória absoluta, desprezando a associativa que mostra um caminho que surge no desenvolvimento sabido.
A pouca evolução da humanidade, apesar de tantas descobertas, é resultado da necessidade do homem de tudo justificar por consequência. As mentiras são introduzidas, misturando-se com conceitos científicos, para jamais se ter que dizer “não sei”. Eis a humanidade.
É a humanidade que produz danos ao planeta, exacerba o homem querendo ser grande pelo menos na destruição! E vêm os terremotos, os vulcões e os tsunamis, negando esse poder humano de destruir o planeta. A terra sempre seguirá o seu destino.
A falta do aprofundamento da ideia (pensar e meditar sobre a informação) faz o povo acreditar nesses chutes “científicos” que chegam para beneficiar grupos que açodaram para criação do mito. Uma população que ocupa menos de 1% da área terrestre que, por sua vez, possui apenas 7% habitável, jamais teria capacidade de alterar o destino da terra. Esses 6,5 bilhões de habitantes cabem dentro do estado de Sergipe com ocupação de um habitante por metro quadrado.
O ensino tem que partir de uma metodologia, com livro adotado inclusive. Assim surgirá a confiança da informação através do texto. A partir daí, a pesquisa e a introspecção levarão as bases aprendidas para a extensão que pertence a cada estudioso num território sem limites. Sem metodologia, a avalanche de livros e artigos, cada um contemplando um dado conceito sem uma abrangência total, só confundirão o estudante devido às discrepâncias entre os conceitos emitidos por cada um dos autores, de conformidade com suas especialidades.
A capacidade de construir o novo jamais faltará entre os homens. A análise e o pensar em cima de cada informação recebida produzirão, com certeza, seres pensantes capazes de criar e motivar seus pares ao crescimento intelectual. A acomodação e o acúmulo de informação sem “digestão” jamais trarão o progresso e o “avante” para a humanidade. A grande escolha sempre será vencer e o vencer incluirá sempre não só a inspiração, mas também a transpiração com metodologia e criatividade!

Um comentário:

  1. Ótimo texto! 7% não contém 1%? Por outro lado o homem contemporâneo tem muitos recursos e pode se deslocar facilmente a outrar regiões não habitáveis com a única finalidade de apenas explorar os recursos naturais. Todo mundo cabe em Sergipe, mas quando os recursos não bastam ou se esgotam por lá, será que todo mundo a desabita, ou alguém se encarrega de trazê-los de outras regiões? Esta é uma questão muito delicada. Tem que se associar outros fatores, nem todo cálculo é exato. Dá para fazer o desenho associativo do cálculo pelo diagrama de Venn. Só não desenho pois o teclado não permite. .OLHE, DESCULPE AÍ MINHAS IDÉIAS DOIDAS, Barretto, É QUE MEU PENSAMENTO É UM FLASH, MEU PATRÃO ESTÁ MORRENDO POUCO A POUCO e eu penso por brincadeira, para fugir da realidade angustiante embora o pensamento me remeta a ela. Não estou desmerecendo seu texto.
    Apenas dando a minha opinião. Se o capitalismo neoliberal vai destruir o mundo não sei. Só chega todos os dias a meus ouvidos que tem gente morrendo por conta de um método que precisa ser reformulado desde o seu surgimento com a Revolução Industrial, o que não é novidade para ninguém. E como Vossa Senhoria disse: A TERRA CONTINUA GIRANDO. E eu : E A GENTE MORRENDO... Só uma Revolução Científica para salvar tudo isso. abç, mestre dos mestres, mdfte. PS. : PERNAMBUCO ESTÁ FICANDO A CADA DIA QUE SE PASSA UM LUGAR IMUNDO DE VIVER, TEM ATÉ MÉDICO CORRUPTO NESTE LUGAR, ESTOU TRANSTORNADA. SE EU FOSSE UM PEIXINHO DO POLUÍDO CAPIBARIBE ESTARIA NO LUCRO, MORRERIA POR LÁ. A IMUNDICE DO RIO É PUREZA PERTO DE TANTA SUJEIRA AQUI FORA. Em uma alucinação já travei grandes diálogos com este rio que embora maltratado está sempre de braços abertos a quem puder ouví-lo. Escrevi até um conto doido filosófico mês passado: Eu e o Capibaribe. Dasabafo, ESSE BLOG NÃO É MEU. Professor o sr. é legal, sabia? Professor chato dá aula todo dia. A partir de hoje só acompanho blog que me traga qualidade e não quantidades cavalares no meu cérebro desgastado. Já bastam os cavalos da vida marchando em meu cérebro!OBRIGADA.

    ResponderExcluir