AS MAIS LIDAS DA SEMANA

AS MAIS LIDAS DA SEMANA
AS MAIS LIDAS DA SEMANA

sexta-feira, 29 de abril de 2011

“EM UM MOMENTO, VIVE-SE UMA VIDA”



No filme "Perfume de Mulher", o título deste artigo é citado pelo intérprete Al Pacino e dizem ter sido esse o melhor momento do filme. Assim, resolvi comparar essa frase com a corrida desmedida da humanidade em busca de viver sempre mais sem usufruir dos bons e deliciosos momentos que a vida nos oferece e comentar sobre isso.
Desde o pular da cama, tem início o dia que não será vivido. É o olhar para o relógio e o correr para se arrumar que define hoje o despertar, que antes se dava espreguiçando a lembrança do sonho vivido na noite anterior. Hoje não se sonha! Mentira. A avalanche de compromissos definidos para aquele novo dia, igual a todos os outros, é que toma todo o espaço da mente não permitindo as lembranças recentes, os sonhos!
Tem início a maratona com um rápido café, sem degustação, e a carreira para enfrentar o trânsito lento que levará aos primeiros compromissos. Um “fast food” separa o primeiro expediente do segundo que, na mesma intolerância, alcança a pizza que fecha a última refeição para a espera pelo próximo amanhecer!
Essa busca pelo amanhã discorre, sem a mínima atenção, ao viver cada momento de nossas vidas. A importação de costumes de outras civilizações começa a criar um hábito internacional de pouco criar e muito imitar. Economizar a passagem comendo “na rua” torna-se mais caro do que o tradicional almoçar em casa. E todos os bons momentos de viver evaporam junto à quentinha requentada, quando for o caso de mais economia.
Hoje o marketing exige “a necessidade de comprar”, que não para, mesmo que a utilização da compra não aconteça logo. A pressa de acontecer a todo custo invade o corpo humano com tensões, doenças, despreparos e tudo mais que são inimigos da perfeição, do viver bem. A consequência de tudo isso é a subutilização de nossos próprios sentidos, tão pouco ativados que ainda estarão jovens quando fenecerem.
Os sonhos não vividos conduzem a um futuro a sonhar sem passado. As relações mal vividas correm ao encontro do próximo momento que não chega. O prazer da comida aguarda sempre a viagem não vivida, e assim a busca por um futuro cheio de encantos vai acontecendo a cada presente que surge, não se percebendo que muitos deles já passaram e não os vimos como tal!
Ninguém quer uma vida irresponsável, no entanto a busca por um viver a cada momento não coíbe a realização de suas tarefas. “A pressa é inimiga da perfeição”, as tarefas e feitos executados com parcimônia diminuirão a incidência de erros de criação e execução, as ideias que saem de uma mente rica de prazer são muito mais completas. Dessa forma, a sua produtividade aumentará verdadeiramente. Saia do engodo de fazer muito o que não cresce. A pressa é sinônimo da louca quantidade que não faz crescer!
A qualidade de vida deve sempre ser exaltada, os bons momentos são efêmeros e não se pode deixar de vivê-los. Temos que nos antecipar ao amanhã. Repetimos John Lennon: “A vida é aquilo que acontece enquanto planejamos o futuro”.

2 comentários:

  1. È muito bom o sossego . Uma vez estava num sítio de uma tia quando pequena e só tinha adultos bebendo,dançando, conversando e jogando pôquer. Fiquei entediada, de repente vi dois meninos brincando de corre corre, um moreninho outro loirinho, saí correndo atrás deles mato adentro. Eles me chamavam e subíamos nas árvores para tirar frutas e comer lá em cima, brincávamos que estávamos derrotando monstros perigosos com pedaços de tocos de árvores, pulávamos, tiramos as roupas e nadamos pelados no riacho para se refrecar. Foi uma delícia só. Queria saber quem foram esses meninos que brincaram tanto comigo até hoje lembro deles. Êpa! Lembrei uma coisa: dia seguinte perguntei minha tia onde estavam os meninos. Disse-me ela que não haviam garotos por lá. Até hoje eu tenho dúvida, será que eu estava imaginando e nada disso aconteceu, ou eu brinquei mesmo com eles?. Bom, deixa pra lá,né, DR.Barretto, mesmo que veio do pensamento, o importante é que eu estava feliz.
    música
    Casinha branca(gilson)
    Eu queria ter na vida simplesmente
    Um lugar de mato verde
    Pra planta e pra colher
    Ter uma casinha branca de varanda
    Um quintal e uma janela
    Para ver o sol nascer

    Abç, dr. mdfte

    ResponderExcluir
  2. Dr. Barretto! Casinha branca já era, essa música é uma quimera! A própria natureza se desconstrói em meio a tanta pobreza. Os endinheirados compram ilhas particulares, e até constroem ilhas artificiais. Viver no mato é brabo. Questão de fé. Dos campos também vêm Revoltas (vide os sem terras). Falta saúde pública de qualidade...
    Muito bonita aquela rosa, e a mensagem do filme. Só que aqui em PE é o contrário :Em uma vida, vive-se momentos. As pessoas estão fúteis, a começar pelas autoridades. Dr.,onde já se viu gastar verba para promover concurso de miss penitenciária no Clube Militar. Fulano, sicrano, beltrano e suas patentes curtiram os momentos do evento regado a cerveja e as detentas em trajes passeio. Não teria um trabalho de ressocialização melhor para estas donas, autoridades competentes? Hipocrisia dessa gente: ELA MATOU ,ROUBOU E FURTOU , MESMO ASSIM GANHA A FAIXA(CURSO PROFISSIONALIZAÇÃO QUALQUER E DINHEIRO): VOCÊ É LINDA! ALGUÉM AGUENTARIA ISTO nas manchetes de jornais SE ELA FOSSE A ASSASSINA DE SEU PAI, SUA MÃE OU SEU FILHO? Seria bom, Barretto, se Pernambuco estivesse para Perfume de Mulher, mas está mais para um outro filme: Chicago(as pistoleiras do Jazz).Tudo momentâneo, a futilidade também é celebridade. Major, tenente,coronel, pm,e até estas beldades:
    TODOS PARA A CASA VERDE! MDFTE

    ResponderExcluir