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domingo, 5 de fevereiro de 2012

MEC QUER UNIFICAR CURRÍCULO DAS ESCOLAS NO PAÍS

Agora não existem mais dúvidas, o Governo quer nacionalizar a educação, doa a quem doer. Para isso é necessário que o Estado contemple as suas comunidades com o mínimo de condições capazes de estabelecerem o nivelamento intelectual entre os ricos e os carentes. Adotar um currículo igual para todas as escolas brasileiras acarretará um retrocesso para as comunidades que habitam em regiões mais ricas ou uma violência para os lugares menos abastados onde as pessoas são menos preparadas para absorver um currículo compatível com o conhecimento mais rico das cidades mais desenvolvidas.

A base para essa atitude é “reduzir a desigualdade na aprendizagem de alunos de escolas de regiões pobres e ricas do Brasil”. E daí? Decretos não mudam a forma de ser das pessoas de uma hora para outra! O Japão levou vinte anos para estabelecer as novas regras no ensino/aprendizagem, por isso são vitoriosos nesse particular.

A adequação de mudanças em uma sociedade tem que acontecer paulatinamente. A rapidez nas transformações exige uma potência infinita, o que não é possível para os seres humanos. A burocracia acontece com sucesso para as “coisas” e não para as pessoas com corpo e mente. Particularmente a educação não se faz com leis esdrúxulas. É muito fácil, atrás de um bureau, estabelecer regras. Na prática, a teoria é outra!

O MEC precisa deixar que as novas ideias amadureçam antes de adotá-las através de portarias e leis pouco convincentes. Na verdade, por trás dessas mudanças, devem existir outros interesses pouco transparentes. Não se deve brincar, criando “inovações”, em um segmento tão sério como a educação.

Bastam Enem e Enade, criados com interesse de abrir espaço para os sítios mais ricos do Brasil, em detrimento dos mais pobres. Como sempre, os políticos nordestinos pouco se importam com os verdadeiros interesses dos sulistas nesses projetos que só vêm para prejuízo de seus compatriotas.

Temos insistido em chamar a atenção para os novos eventos ocorridos na educação brasileira que só têm beneficiado o estudo e o emprego de forasteiros como os concursos públicos, vestibulares nacionais das universidades federais, etc. É preciso que cada região de nosso país se faça presente de forma harmônica e respeitosa em relação às demais regiões.

Acordem, nordestinos! Estão descolorindo o Brasil! As riquezas regionais, nas diversas áreas, estão descendo pelo esgoto, devemos evitar esse futuro sombrio!

Um comentário:

  1. Raízes históricas, era do neoliberalismo positivista, não apenas a força de trabalho mas também o conhecimento científico é explorado como mercadoria sem nemhuma metodologia de ensino/aplicação de uma política de Estado de bem-estar social(Welfare State)cuja pretensão é atender a sociedade . O mundo tem sofrido sucessivas crises econômicas que tem levado a muitas destaS "políticas sociais produtivas" como a alegada no texto do DR>(dentre outras: auxílios pobrezas mal regulamentados e repartições de governo de proteção aos cidadãos de cunho individual que exarceba mais ainda as disparidades entre as pessoas e engordam os bolsos dos falsos defensores dos direitos humanos) Inteligente o sr. ter citado o Japão na educação, mas veja o impacto psicológico do capital neoliberal tecnológico no mercado de trabalho: suicícios em massa/dia.
    Penso que o problema é de ambição mesmo, este sentimento que move o homem a querer mais a custa de explorar mais outrem até em seus conhecimentos, não serão futuramente somente explorados os trabalhadores braçais.

    . Neste esquema que possivelmente seja um futuro sombrio, a Terra toda entra. O planeta vai deixar de ser "azul". O Brasil tem crescido e descolorido, há muitas negociatas que permitem a formação interna de dívidas com o exterior. O capitalismo, é assim, tem que comprar, doa a quem doer ou o sistema todo vai à bancarrota. Mas vamos tirar a burocracia econômica.
    O sistema capitalista é materialista, dinheiro é matéria. Educação é para a mente e espírito, e o homem faz do conhecimento uma vaidade sem discernir. Então, permita-me, chego a conclusão que a tendência do mundo que não consegue alcançar Deus mas almeja sê-lo, é se "espiritualizar" mais através do "sumiço" do dinheiro. Vamos um dia todos virar almas penadas, teremos bancos fantasmas com dinheiro fantasma. Um deus controlando tudo. A cada dia que se passa o homem-deus constrói o terreno de seu paraíso : disforme, insípido,inodoro e incolor, ou melhor, o homem colhe o que planta: eis a árvore da vida, deste terreno que fruto esperar?!
    Perdão ? SERÁ QUE ELES AINDA NÃO SABEM O QUE FAZEM?
    Basta. Pessoas humanas absorvem conhecimento e deste fazem o novo.
    Galileu sustentava Copérnico aos estapafúrdios.Lançou pérolas a porcos. A mentalidade quadrada ainda prevalece, deste a Antiguidade não querem derrubar um tijolinho sequer destes castelos medievais para reformar este retrato em preto e branco. Vaidade das vaidades... nada de novo debaixo do sol. Nova Idade Média, é a treva! Nada mais se enxerga. CADÊ A MENINA DOS OLHOS DE DEUS?! Em certo ponto concordo com o senador Cristovam Buarque: todos têm direito à felicidade. Contudo, felicidade sem demagogias e politicagens!


    ALL FOR GREEN HOUSE... Green House Them! Perdoe-me a delonga.).
    o karma de pau amarelo.

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