AS MAIS LIDAS DA SEMANA

AS MAIS LIDAS DA SEMANA
AS MAIS LIDAS DA SEMANA

segunda-feira, 15 de outubro de 2012

INVISÍVEL É O VELHO


            Certa vez, ouvi de uma anciã a frase: os velhos são invisíveis! É fácil entender de forma simplória o dito. Aparentemente, para os jovens, os velhos estão ultrapassados! Suas ideias agora caducaram, seus sucessos feneceram, sua saúde não mostra equilíbrio de forças, seu poder e suas posses mal se arrastam pelos dias afora! O seu passado longínquo de glórias prontamente esquecido clama por uma evocação, feita pelos mesmos desses tempos que já estão distantes!
            “É melhor pouco notar a presença do idoso para não ter que aturar conversas retrógadas e repetitivas que não nos levarão à coisa alguma”, dizem os jovens entreolhando-se, fingindo estarem alheios. O velho tudo percebendo tenta, com tosse e pigarro, alertar os novos para a sua imagem que, por si só, fala dos tempos atravessados e das experiências vividas! Se tens força e vigor da juventude, por que te amedrontas com o convívio do sexagenário que nenhum mal pode causar?
            Esquecer que boa parte da convivência desses jovens acontece junto a equipamentos e empreendimentos que os antepassados ajudaram a construir é quase impossível. Quem gera cada hoje é o hoje de ontem! Os jovens de hoje serão o hoje de ontem, amanhã! É muito bom debruçar-se sobre as ocorrências do agora e meditar como elas influenciarão no depois! O viver é um contínuo sem início nem fim, as mudanças, em cada  momento, quando cíclicas, dão-nos a ideia de início e fim! 
            Será que entendemos bastante esse comportamento dos moços e das moças com relação aos velhos? Pois, não! É o receio das verdades contadas e cantadas pelos idosos que inibe a juventude a prestigiar o velho! Os jovens querem viver suas próprias inexperiências e não querem antever seus insucessos! O velho nos intimidará sobre a vida! Os conselhos frustram nossos “ideais”! Não devemos dar “liberdade” aos velhos para que eles não se metam em nossas vidas! Que os velhos falem e repitam, mas não de nós e nossos espaços!
            Eis o grande motivo da invisibilidade dos idosos. Não é por desdém ou falta de paciência que os moços e moças não “enxergam” os velhos! É por medo de suas lições que podem cercear a sua liberdade de buscar o novo! É medo de não saber responder às suas questões, de não entender as suas respostas! Todo mundo teme o novo, o desconhecido! Mas quando se trata de vivência, experiência, vida; todos temem o velho! Os idosos foram e serão sempre corresponsáveis pelas vidas dos jovens, pelas suas heranças e pelas suas antecipações de histórias que poderão ser vividas por qualquer um!   

Um comentário:

  1. Professor, boa noite!

    Realizei ontem, 27/11/2012 o vestibular na Esuda, e o texto acima me impressionou a ponto de procurar em sua página. Cada palavra, cada sentença me faz lembrar meus avós que foram tão importantes na minha formação e o quanto eu os valorizo. Não foi possivel eles comemorarem comigo algumas conquistas, mas tenho certeza de honra-los todos os dias de minha vida. Muito obrigado por suas palavras. Gilmar Albuquerque.

    ResponderExcluir