AS MAIS LIDAS DA SEMANA

AS MAIS LIDAS DA SEMANA
AS MAIS LIDAS DA SEMANA

terça-feira, 20 de novembro de 2012

COMO A ESUDA TEM CONTRIBUÍDO COM A “EDUCAÇÃO BRASIL”


             A sigla ESUDA já existente há 46 anos como símbolo de educação, produziu, neste período, muitas mudanças na forma de educar desse nosso país. Como curso pré-vestibular (1966-1974), de início presencial, desenvolveu-se também por correspondência de forma única, no Brasil, nesse segmento. Na época, fez-se, inclusive, convênio com a Secretaria de Educação do Território de Fernando de Noronha, para cursos de suplência por correspondência (~1970). Todos os livros adotados, nos cursos, eram editados na escola e os autores eram professores da casa. A ESUDA foi imitada pela Globo com os cursos supletivos pela TV, assim como pelas filiais, abertas aqui, do Curso Objetivo de São Paulo, que trouxeram apostilas já impressas em offset concorrendo com a imitação salutar do nosso trabalho.
            Em 1969, foi fundado o COLÉGIO ESUDA, de início apenas com o ensino médio, em seguida, com fundamental e pré-escolar. O ESUDA foi o 1o colégio misto (masculino e feminino), no mesmo horário, do Brasil. A partir de 1970, todos os colégios brasileiros se tornaram também unissex, seguidos inclusive pelos religiosos ou confessionais. Eis a 1a grande mudança estabelecida nacionalmente. Mas outras estavam por vir. O início das aulas do primeiro semestre letivo em fevereiro foi uma das maiores conquistas do povo brasileiro, conquista essa imposta pelo colégio ESUDA, de forma pioneira, que se alastrou pelo Brasil afora, fazendo com que seus filhos, crianças, jovens e universitários fossem educados por mais 28 dias no ano. Inclusive, até hoje, muitas Universidades Federais ainda iniciam suas aulas em março, independentemente das greves! E como se não bastasse, o país também adotou, em suas escolas, a “semana de provas” implantada pela ESUDA inicialmente.
            Quando, em 1974, iniciamos a Faculdade ESUDA, absorvemos todas as experiências de inovação e organização pautadas pelo Colégio ESUDA. Sendo feita pelas mesmas pessoas que, a cada dia, aprimoram os seus conhecimentos e suas pesquisas na área da educação, a Faculdade ESUDA se renova a cada semestre. Criamos, já há dez anos, programas motivacionais e de inclusão educacional incríveis! O Clubesu (Clube ESUDA de Sucesso),  programa de motivação; o VISE (Vestibular de Inclusão Socioeducacional ESUDA) e o PAFIDE (Programa de Assistência Financeira ao Discente ESUDA), ambos de inclusão, sem discriminação.
            Hoje a Faculdade ESUDA é possuidora do maior curso superior de Arquitetura e Urbanismo do país, com mais de 850 alunos. Possui laboratórios inéditos como o Laboratório “Vivo” de edificações, com todos os aparatos que definem desde a mistura das argamassas até cortes e construções de espaços e explicam a começar pelos tipos de fundações até a coberta de um edifício, passando pela elétrica, hidráulica e pelo saneamento dos recusados. Um laboratório de “erro 0” na área de Acústica Arquitetônica (fabricante 01dB, francês) e outros de Bases Tecnológicas da Construção ( conforto, estrutura, materiais de construção, etc.) completam o fazer da Educação 3.0 do curso. O curso de Psicologia possui, de forma única, o Projeto Incubadora que acompanha os egressos em suas dificuldades de início de carreira; o Plantão Psicológico que vivencia, na Clínica de Psicologia da ESUDA, as angustias da sociedade como extensão necessária ao academicismo de hoje. Os laboratórios de Neuropsicologia e os demais indispensáveis ao bom aprender pragmatizam o estar da Educação 3.0 nesse conhecimento. Os cursos da área de negócios tais como Administração, Ciências Econômicas e Contábeis, com seus encontros nas práticas dos Jogos, que tanta motivação trazem para os estudantes, identificam a Educação 3.0. Os laboratórios virtuais e ilustrativos, com todos os eventos que a informática hoje pode nos fornecer, completam as necessidades na área de alta tecnologia almejada pelos nossos diversos cursos.
            Como se não bastasse, a ESUDA se orgulha por ser a escola de acessibilidade 100%, com todos os toaletes e espaços públicos acessíveis às pessoas diferenciadas; e que oferece ainda serviços de extensão como o NAE (Núcleo de Acessibilidade ESUDA), que assessora, em todos os aspectos, as pessoas com necessidades especiais em locais de trabalho ou moradia, no relacionamento ou nos negócios; tudo através dos professores de nossos 5(cinco) cursos associados ao NAE.   
            Conhecida em todo o território nacional, a ESUDA hoje pertence ao povo brasileiro. Mais próximo do Recife, onde nasceu a ESUDA, o povo nordestino tem orgulho dessa marca que tantas mudanças irreversíveis trouxe para a educação do nosso país.

2 comentários:

  1. Dr. Wilson e os demais que lutam para que a ESUDA seja cada vez mais do povo, uma IES democrática, parabéns mesmo pelo trabalho na área educacional, sabemos que nada cai do céu, tudo isso é fruto de um árduo trabalho, uma luta intensa de pessoas comprometidas com a sociedade. Lendo artigos como este fico feliz, mas infelizmente sabemos que os vilões do poder com seus subterfúgios fazem tudo para que conquistas como estas que vêm do suor sejam dominadas pelo capital externo.
    Essa IES não deixa nada a desejar, deixei de estudar aí simplesmente porque tenho mania de estudar sozinha.
    Os professores são muito preparados, não deixa nada a desejar. Oxalá o governo lançasse outros olhares sobre as IES em todo o Brasil!
    Admiro tudo isto embora não participe.
    Com essa mania de estudar só ganhei um apelido desde criança onde nasci: rainha das formigas rsrsrs
    Nota 10 a ESUDA!
    Segundo a bíblia, todo trabalhador é digno de seu salário, discordo dessa falta de respeito com a profissão de professor. DEUS É LUZ... A INVEJA É FALTA DE LUZ! CONDIÇÃO DE INFERIORIDADE E INCOMPETÊNCIA DA CRIATURA DESUMANA. AFASTAMENTO TOTAL DE DEUS. ClauMaria de Sá Pereira Netto

    ResponderExcluir
  2. Olá sr. Wilson. Sou aluna do curso de Arquitetura e Urbanismo na ESUDA. E estava pesquisando sobre a faculdade e me bateu uma grande curiosidade que não encontrei resposta. O que significa a sigla ESUDA?

    ResponderExcluir