AS MAIS LIDAS DA SEMANA

AS MAIS LIDAS DA SEMANA
AS MAIS LIDAS DA SEMANA

terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

CURRÍCULO INTELIGENTE, POR QUE NÃO?


                As transferências de alunos de uma faculdade para outra têm enfrentado uma série de dificuldades. A princípio, os alunos só pensam em se transferirem depois de terem cursado quatro ou cinco períodos. Em algumas faculdades ou mesmo universidades, os primeiros períodos são cobertos de simpatias como distribuição de tablet, disciplinas presenciais, mensalidades justas, etc. Quando, no entanto, eles atravessam esses estudos iniciais, a coisa muda de figura. São introduzidas disciplinas online, mesmo o curso sendo presencial, as disciplinas práticas começam a ter o valor do crédito acrescido de 200 a 300%, os professores são pouco experientes e assim continua.
            Chegou então a hora de mudar de instituição devido à enganação, porém as faculdades ao receberem os alunos transferidos colocam dificuldades na aceitação dos créditos das disciplinas cursadas na faculdade de origem, alegando diferenças no programa da disciplina, na carga horária e até no formato como ela foi ensinada aos alunos. Tudo isso para que o aluno repita o assunto na escola receptora e assim passe mais tempo pagando as mensalidades sem adquirir novos conhecimentos. É um verdadeiro absurdo.
            O pior é que existe sugestão do MEC para que, no caso de transferências, aproveitem-se as disciplinas cursadas em outras IES desde que conhecimento igual seja contemplado na mesma. Na verdade, deveria ser transformada em determinação obrigatória a aceitação dessas disciplinas trazidas pelos alunos transferidos independente de qualquer filtro, desde que a transferência seja para o mesmo curso de origem.
            O diploma tem a mesma validade, independentemente da escola que formou o aluno, então, porque rejeitar disciplinas estudadas na outra escola? A resposta é fácil. A presença dos lobistas junto ao MEC e aos parlamentares não cessa esse absurdo que é a exploração dos estudantes. O grande poder econômico e políticos impedem que seja votada uma lei que resguarde o investimento do estudante nesses casos.
            A FACULDADE ESUDA possui o currículo denominado de Inteligente ou Smart, com ele todas as disciplinas são aceitas e o currículo do aluno é adequado à vida acadêmica dele! Na ESUDA, o aluno e o conhecimento são respeitados. Em reunião do Sindicato das Instituições Particulares de Ensino Superior do Estado de Pernambuco – SIESPE, realizada na Faculdade ESUDA, anos atrás, foi colocada a ideia do uso do Currículo Inteligente pelas quase trinta escolas de nível superior ali representadas. A resposta com exceção de uma única faculdade foi a seguinte: “Não vamos dar um tiro no pé, é bom que o aluno fique mais tempo na escola pagando a mensalidade!”

Nenhum comentário:

Postar um comentário