AS MAIS LIDAS DA SEMANA

AS MAIS LIDAS DA SEMANA
AS MAIS LIDAS DA SEMANA

domingo, 30 de junho de 2013

OS FENÔMENOS NATURAIS (5a Parte: viagens interplanetárias)


      Muito insiste a imprensa em divulgar experiências de viagens fantásticas feitas através do cosmos em naves tripuladas e não tripuladas, sondas, que trazem notícias, até amostras do “chão”, de lugares longínquos, tais como a Lua e, hoje, principalmente como Marte. Essas explorações são verdadeiras quimeras que só acontecem em sonhos desses cientistas ávidos por novos achados e ganhos vindos das fundações que pagam por novas descobertas, fontes de lucros futuros. Apesar dos falsos resultados apresentados como decorrência de investimentos de bilhões de dólares, não podemos negar as grandes descobertas que surgem no percurso dessas pesquisas de resultados mentirosos que abusam da boa fé e ignorância do povo.
      Quando abandonamos a superfície da Terra, encontramos raios cósmicos a partir dos 50 km de altura. Esses raios, resultado de supernovas, que são raios emitidos quando uma estrela com massa 10 vezes maior que a do sol explode, são mortíferos. Como consequência, seres vivos não conseguem atravessá-los, morrem. Não foi descoberta ainda blindagem para esses raios denominados de CGR (cosmic galactic rays).
Além desse impedimento, existem outros mais fortes. As temperaturas no espaço crescem com altitudes maiores que 400 km, chegando a 1000oC em 650 km. Impossível refrigerar uma nave sem diferença de temperatura para efetuar as trocas de calor interior/exterior. Qual ser vivo ou equipamento resiste a tão altas temperaturas?
Podemos citar, ainda, as distâncias Terra-Lua e Terra-Marte que são, respectivamente, 400.000 km e 55.000.000 km, distâncias que não permitem comunicação entre as sondas ou naves e a Terra. Seria necessária muita energia para essa façanha. Além disso, para armazenar combustível suficiente ao deslocamento desses elementos seriam necessários reservatórios fantásticos, mesmo para os combustíveis sólidos!
E, mesmo se fossem resolvidos todos esses obstáculos, viria a falta de conhecimento de como os planetas transitam no Universo. Hoje se tem novas teorias acerca do movimento da Terra em relação ao Sol e, consequentemente, do sistema solar e da nossa galáxia. Como posso definir equações que projetam trajetórias de naves e sondas sem conhecer o mecanismo do movimento dos nossos planetas e satélites?
Assim, é bom que se tenha cuidado na absorção de novos conhecimentos que nem sempre são verdadeiros! Viagens interplanetárias estão longe de acontecer. Quem é capaz de viajar em uma nave a algumas poucas dezenas de quilômetros da Terra e, no retorno, não imaginar que estava próximo à Lua ou a Marte? Ninguém! Pagamos pela vaidade de “ter sido mais um homem que fez uma viagem espacial”!

2 comentários:

  1. SE AS VIAGENS SÃO FANTASIOSAS, COMO CONSEGUIU MEDIR A DISTÂNCIA ENTRE A LUA E A TERRA ???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Qualquer que seja o método dessa medição ela foi divulgada como "verdade". Baseado nessa "verdade" é que questionamos as viagens.
      Quem divulga pensa que todos sofrem de amnésia! Dizem uma coisa hoje e amanhã outra que conflita com primeiro dizer! Tudo para ganhar dinheiro com os falsos resultados das "pesquisas"!
      Obrigado
      Wilson

      Excluir