AS MAIS LIDAS DA SEMANA

AS MAIS LIDAS DA SEMANA
AS MAIS LIDAS DA SEMANA

sexta-feira, 20 de junho de 2014

E NEM PENSOU NAS CIDADES MENORES


           A nova tônica adotada pelo Governo em tornar o ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) o meio, único e nacional, dos estudantes entrarem nas universidades federais, favorecerá as cidades mais ricas consequentemente mais informadas e com melhor nível intelectual. As cidades menores receberão um grande contingente de estudantes “forasteiros” que, pelas melhores oportunidades que tiveram em suas cidades, estarão mais bem preparados e com notas melhores no ENEM. Quais, então, as consequências dessa atitude impensada?
            Para o Recife, por exemplo, cidade de porte médio, os estudantes terão que se contentar em estudar em Caruaru ou outra cidade próxima, pois as vagas daqui certamente serão ocupadas por estudantes do Rio e de São Paulo. Os alunos carentes só poderão contar com as universidades estaduais e particulares, se adotarem processo seletivo diferente do resultado do ENEM. O ingresso nas faculdades particulares dependerá da aprovação no processo seletivo do Prouni ou de bolsa da própria faculdade particular. Quem ganhará com isso? Os grandes conglomerados educacionais privados, pois além de conseguirem facilmente convênios com os programas do governo, através de propagandas ostensivas conquistam os alunos ricos que não obtiveram notas altas no ENEM.
Como sempre, os rios correndo para o mar, ajudados pelos desvios proporcionados pelo próprio Governo. As IES (Instituições de Ensino Superior) particulares continuarão sacrificadas, recebendo somente alunos das grandes universidades particulares que não tiveram chance de aprovação na seleção do Prouni ou que não puderam pagar as mensalidades exorbitantes das mesmas. Com raras exceções, IES privadas sobrevivem pelo nível excelente de seus cursos que já são tradicionais no âmbito universitário e no mercado de trabalho. Qual o mal se todos sobrevivem?
            O grande mal é a descaracterização, cada vez maior, da cultura dos confins de nosso país gigante, com toda a diversidade que o mundo oferece em clima, relevo e paisagens bem caracterizadas com os costumes do povo de cada um desses lugares sem fim. Esse panorama mutante, que em dezenas de anos tem sido alterado pelos desígnios da própria natureza, agora se vê agredido, em pouco espaço de tempo, por transformações culturais e sociais advindas da invasão de nossos recantos por populações que anseiam colher nossos frutos e levá-los para suas cidades de origem. Queremos sim todos nossos irmãos brasileiros sempre juntos, o que não desejamos é sermos omitidos dessa oportunidade de graduação tão cobiçada no passado que hoje é subtraída pelos nossos concidadãos devido ao mau planejamento do Governo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário