AS MAIS LIDAS DA SEMANA

AS MAIS LIDAS DA SEMANA
AS MAIS LIDAS DA SEMANA

segunda-feira, 29 de setembro de 2014

PRESENTE: SINÔNIMO DE GESTO AFETIVO



           

            Já se foram os tempos em que, quando se viajava, era quase uma obrigação trazer uma lembrancinha para seus familiares e amigos que ficavam ausentes e saudosos durante aquele período de carência. Devemos lembrar que antigamente pouco se viajava e quando essa viagem acontecia era para negócios e raramente para férias. Essas viagens de recreio alongavam-se durante semanas e, desta forma aludida, a ausência era sentida de forma maior não só pela raridade do evento, como também pelo tempo fora dos seus.

            Naturalmente o querer suprir os dias distantes fazia com que os viajantes trouxessem presentes como a prova de não ter esquecido seus entes queridos, demonstrando com os mesmos a lembrança deles; daí o nome adotado para os presentes: “lembrancinhas” ou simplesmente “lembranças”. Acrescente-se ainda que essas viagens eram mais possíveis para as pessoas mais abastadas que se viam, então,  na obrigação de consolar os “ficantes”.
            Hoje em dia, só não viaja quem não quer. As passagens têm descontos e são parcelados os seus pagamentos. São, ainda, mais frequentes e curtas, e, com o corre-corre da vida, tornam-se quase imperceptíveis. O pequeno período de viagem não dá chance à compra das lembrancinhas e, sendo assim, cada dia mais essa moda vai entrando em desuso.
            Levar ao aeroporto e ir buscar quando do regresso tornaram-se tarefas pouco comuns na época atual. Não só os aeroportos estão cada vez mais distantes, como também o viajar tornou-se um evento corriqueiro. Assim, a cada dia que passa, os bons gestos estão sendo substituídos pelos presentes. Quando uma nova amizade surge, a falta de intimidade não permite gestos mais carinhosos para não serem confundidos com libertinagens ou falsas intenções. Desta forma, a demonstração do afeto ou atenção especial é traduzida por um presente, em dia comum a troca de lembranças, tal qual Páscoa, Natal ou aniversário. Para evitar más interpretações, esses presentes devem ser de pouco valor pecuniário, para que se fique a ideia de prenda ou afeto. Apesar do modismo de não se dar presentes, esses sempre terão lugar à medida que se quer demonstrar o querer bem. Presentear com flores ou frutas, apesar de efêmeras, sempre demonstrarão o carinho que se tem por alguma pessoa.





Nenhum comentário:

Postar um comentário