AS MAIS LIDAS DA SEMANA

AS MAIS LIDAS DA SEMANA
AS MAIS LIDAS DA SEMANA

terça-feira, 11 de novembro de 2014

A INTERDISCIPLINARIDADE E O SABER


            Quando hoje se pensa em interdisciplinaridade nos currículos acadêmicos, a intenção do pedagogo é criar nos estudantes a visão globalizada dos seus estudos, fazendo-os entender que cada um dos componentes curriculares “conversam entre si” e todos complementam o conhecimento daquela graduação. Dessa forma, o papel maior de uma instituição de ensino é não só preparar um elenco de disciplinas com programas coerentes com esse objetivo, mas, e principalmente, conscientizar o professor dessa interdisciplinaridade que deve pontuar as suas exposições nas salas de aula.
            Assim acontecendo, a mente do aluno vai assimilando não só o conteúdo da matéria, mas também aprende a associar os conhecimentos paralelos, criando um seguir que cresce com essa construção. Estudos recentes sobre as características do cérebro humano têm concluído que o desenvolvimento mental em uma dada área do conhecimento da humanidade é desenvolvido com estudos mesmo que não sejam daquele segmento específico. Por exemplo: o desenvolvimento de uma pessoa na área de engenharia melhora se estudos de música ou arte são praticados pela mesma. Isso mostra que nosso cérebro faz automaticamente essa interdisciplinaridade, favorecendo a vertente mais cartesiana do cérebro graças ao estudo subjetivo praticado.
            Observando os comentários aqui postos, e procurando estender essa formação acadêmica para aplicações práticas na vida cotidiana, chegaremos a uma conclusão que muito irá nos favorecer no dia a dia. Quando escutamos a divulgação de uma notícia ou nos é ensinada uma mudança de nossos hábitos, devemos analisá-los à luz da “interdisciplinaridade” – associação dos conhecimentos pertinentes com a novidade.
            Citamos exemplos. É lançada uma nova fórmula de um creme dental para seus dentes brilharem mais, com preço igual à fórmula antiga. Você, então, compra a novidade e nem nota que a espuma é muito pouca, o que lhe obriga a usar maior quantidade, aumentando assim o consumo – verdadeiro motivo da nova fórmula. Outro: falam-se das novas urnas com uma série de requisitos que impedem qualquer sabotagem, inclusive por não possibilitarem acesso à internet, e os dados são postos em cada uma delas. Não falam que esses dados estão em uma memória externa – tipo HD ou pen drive – que após as votações é levada para um computador que envia as informações via internet para uma central que contabilizará os votos de todo o Brasil! Senão, a contagem das longínquas cidades da Amazônia só iria chegar após 3 dias de viagem!
            Assim sendo, viva a interdisciplinaridade que vai nos fazer ver o que tentam esconder de nós com “papos” que dirigem nosso pensamento para a boa fé e não nos mostram o verdadeiro objetivo do porquê serem tão bonzinhos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário