AS MAIS LIDAS DA SEMANA

AS MAIS LIDAS DA SEMANA
AS MAIS LIDAS DA SEMANA

quarta-feira, 29 de outubro de 2014

VOTAR NÃO É BATER PALMAS

               O processo das eleições no Brasil deixa muito a desejar. O povo vota para garantir o direito cidadão e não com o intuito de eleger uma pessoa para ocupar um cargo que exercerá a gestão  dos fazeres públicos. O apoio a candidatos restringe-se à semelhança que eles tenham com o militante. Ninguém pensa na possibilidade de ele ganhar nas eleições e vota mesmo sabendo que aquele político não tem a menor chance de ser eleito – ou por falta de popularidade ou por outros motivos quaisquer. Assim, pulverizam-se votos e tornam-se elegíveis candidatos que querem se perpetuar no poder, mantendo os mesmos mal feitos do governo anterior. O poder econômico dos candidatos à reeleição torna a litigância pelos votos dos candidatos oposicionistas uma luta inglória. Mais uma vez a vaidade da escolha pessoal por simpatia ou por trocas de favores ganha para o bom senso.  Bata palmas para o que você mais simpatiza, mas vote no que tem chance de ganhar! A eleição não é um processo momentâneo de servir a nossa vaidade, mas sim um processo cujo resultado poderá prejudicar o nosso dia a dia por quatro ou oito anos.
            Assim, vamos dar os nossos votos ao candidato que tenha maior popularidade no momento (pesquisa) e ative mais ainda a mudança com o voto útil, pois só assim é que se faz a alternância do poder que traduz a verdadeira democracia. Não vamos eleger alguém, devemos sim votar contra tudo de errado que vem do poder continuado de um mesmo grupo, quando for o caso.
            A vaidade e os interesses pessoais estão sempre ganhando para uma análise fria de como as pessoas estão agindo no poder. Tudo dito é analisado de forma simplista, sem observar as outras vertentes que se escondem nas palavras fáceis de convencer os menos avisados. O Estado, a imprensa e outros setores têm o poder da credibilidade, tão decantada no passado, que ainda hoje respinga confiança no povão. Essa credibilidade que não emana da verdade, mas sim da hipocrisia do poder, infelizmente ganha terreno em nosso país. Só a educação grandiosa que fazem as verdadeiras escolas superiores do nosso Brasil terão as condições necessárias para edificarem mentes capazes de construir um novo pensamento apto em separar as “boas intensões” de nossos políticos das verdadeiras pretensões dos mesmos. Ninguém tem competência para mudar da noite para o dia, cultura e caráter têm raízes e elas são muito fortes! Foram os investimentos nestes aspectos particulares que fizeram as pessoas como elas são. Logo, devemos analisar a conduta delas no tempo e não sermos enganados por promessas frívolas de épocas de eleições.

Nenhum comentário:

Postar um comentário