AS MAIS LIDAS DA SEMANA

AS MAIS LIDAS DA SEMANA
AS MAIS LIDAS DA SEMANA

sexta-feira, 20 de fevereiro de 2015

TECNOLOGIA VERSUS MEDICINA

             O progresso da tecnologia com suas aplicações infindáveis na medicina tem tornado as tarefas médicas mais simples, efetivas e, em consequência, as intervenções cirúrgicas com recuperações mais rápidas. O que não significa ser desnecessário um período de "quarentena" que hoje deve variar de algumas horas até meses.
            Esse período de descanso deve sempre acontecer  com a finalidade de se ter uma recuperação mais rápida do organismo do paciente que, queira ou não, sofreu uma agressão durante o ato cirúrgico, por menor que tenha sido a intervenção. Essa necessidade de repouso aponta para uma estabilidade emocional maior e uma concentração dos fluidos celulares em busca do equilíbrio vital das células, consequentemente do corpo. Assistimos à recuperação de vegetais nos replantes e até mesmo nas podagens. Só alguns dias depois, é que vem o reflorescer dessas plantas que sofreram ingerências. No ser humano, acontece o mesmo, após  um ato cirúrgico, tem que haver o repouso para recuperação total das partes ou dos órgãos que sofreram intervenção.
            Além do repouso reparador, o pós-operatório também necessita de uma atenção especial no que se refere a evitar atitudes ou posturas que venham permitir acidentes que possam danificar o trabalho médico. Não proteger a região que foi operada pode torná-la vulnerável a infecções provocadas por arranhões, golpes ou contaminação através de fluidos infectados ou inadequados nessas regiões sensibilizadas. Assim, tampões, ataduras e outras proteções nunca devem ser abandonadas em nome das tecnologias modernas utilizadas nas cirurgias. Dirigir autos, frequentar locais com aglomeração de pessoas ou visitar lugares pouco seguros são atitudes que pode provocar um retrocesso na recuperação do operado.
            Muitas vezes, esses cuidados são pouco entendidos, mas, só como exemplo, imagine você ter operado um braço e, de repente, andando por lugares pouco cuidados, num escorregão você quebre seu outro braço! Como fazer então? Melhor era estar em repouso!
            Lembramos, neste comentário, tudo isso porque têm acontecido casos de cirurgias de catarata, por exemplo, que por serem a laser os próprios médicos não tamponam o olho operado e ainda permitem que o paciente vá dirigindo seu carro logo após o ato cirúrgico. Como resumo de tudo aqui comentado, devemos sempre lembrar que o repouso, após qualquer intervenção em nosso organismo, não só nos protege de qualquer avaria – que seria somada ao estado carente do momento – como também garante uma reabilitação mais rápida porque nossas células podem concentrar-se na recuperação da área atingida.
           

  



Nenhum comentário:

Postar um comentário