AS MAIS LIDAS DA SEMANA

AS MAIS LIDAS DA SEMANA
AS MAIS LIDAS DA SEMANA

sábado, 7 de fevereiro de 2015

VÁ CONFIAR NOS POLÍTICOS


      A grande maioria das escolas privadas têm conseguido manutenção de seus cursos graças aos programas do Governo, denominados de PRONATEC, PROUNI e FIES, e muitas vezes fazem dessas parcerias sua forma de sobrevivência. Infelizmente, a segurança da continuidade desses contratos não existe, pois depende das finanças do governo que altera os acordos a seu bel prazer, sacrificando os estudantes e as IES (Instituições de Ensino Superior), sem constrangimento. Agora mesmo, o governo Dilma alterou as condições de adesão aos programas citados, banindo milhares de estudantes de realizarem seus sonhos de uma graduação superior. As escolas cuja parte de suas rendas está nos contratos celebrados entre os estudantes, governo e faculdades ficam prejudicadas pela queda do número de alunos e consequente redução da receita. Os projetos de expansão e investimentos se tornam inviáveis e a consequência é uma menor qualidade no ensino para suprir o défice orçamentário.
            O mais incrível de tudo é o Ministro da Educação dizer que as mudanças nos programas FIES e PROUNI vem atender a uma melhor formação dos estudantes, pois agora têm que ter uma média maior no ENEM para poder ingressar nesses programas de auxílio financeiro. Mais uma vez o Governo  descartando os carentes e passando por bonzinho. É natural que os menos abastados tenham tido uma formação escolar mais a desejar e consequentemente suas notas nos exames sejam mais baixas, assim, onde está a inclusão? E o “slogan” do Brasil educador? Infelizmente, as mentiras ditas muitas vezes se tornam as verdades! Mas, se é capaz de enganar poucos por muito tempo e muitos por pouco tempo, dessa forma o tempo já foi bastante e suficiente para enganar tanta gente!
            As escolas que estavam vivendo desses programas: PRONATEC, PROUNI e FIES, agora estão vendo que o céu não é tão perto, é preciso preparar-se técnica e cientificamente para exercer o papel de IES  de boa qualidade e isso atrair os estudantes para seus bancos escolares. Atrair alunos por adotar programas que facilitam o estudar sem investimento, resulta no péssimo ensino e pouca segurança. Quem nunca cuidou de dar o melhor aos seus alunos, agora vê o êxodo escolar, pois o curso não sendo “de graça”, ninguém quer! A grande solução para crise sempre foi redução de impostos e custos paralelos. Essas atitudes de repressão da economia, sem olhar o mercado, só leva a recessão, inadimplência e caos. A Educação é um tesouro, não pode ser sucateada!

Nenhum comentário:

Postar um comentário