AS MAIS LIDAS DA SEMANA

AS MAIS LIDAS DA SEMANA
AS MAIS LIDAS DA SEMANA

quarta-feira, 22 de julho de 2015

UNIVERSO: INÍCIO, MEIO E FIM, parte VII (Conclusão)

                   Quando afirmamos que o Universo sempre existiu e sempre existirá, não significa que eu entenda isso. Não somos obrigados a conhecer tudo e não temos que fugir do que somos. Nosso cérebro não tem a capacidade de entender o que seria algo sem início e sem fim. Pois bem, eu não compreendo e por isso encontro uma forma de me contentar com a finitude de minha inteligência e de minha cognição. Os seres vivos não humanos têm pouca inteligência quando comparada com a do homem, mas isso não significa que eles apelem para concorrer nesse particular quando da disputa nesse segmento, inteligência e cognição. Simplesmente se acomodam reverenciando a vantagem do homem e aguardam uma oportunidade compatível com suas armas, a força ou o veneno, por exemplo, para enfrentar o homem.
            Quando se busca uma verdade, a primeira fase é estabelecer tabelas de acontecimentos ligados ao fenômeno observado e, a partir de uma periodicidade desses acontecimentos, analisar as causas e os motivos que ensejam as mudanças nos períodos analisados. Não temos forma de analisar o início e o fim do Universo porque ainda não sabemos quando nasce ou “aparece” uma estrela ou quando ela morre ou “desaparece”. Falei “desaparece” aspeado porque só se fala do nascer ou morrer de uma estrela como se isso fosse a única forma de vermos ou não! A condição humana no Planeta é bastante precária para se tentar compreender o funcionamento do Cosmos, imagine entender do seu surgimento e da sua finitude!
            Mais uma vez, é importante fixar-se na péssima qualidade humana que é a vaidade. Quando falamos nisso não é para se achar modesto ou simples por viver dentro de um laboratório, a vaidade vai além da simplicidade do viver. O orgulho de ser o homem inteligente que descobriu os segredos do Universo repousa na vaidade da projeção do saber. Pouco se fala do sábio que projetou o receptor de TV de milímetros de profundidade, utilizando conhecimentos descobertos em pesquisas indiretas. Muito se fala das mentiras da ida à Lua, do início do Universo e tantas mais! Por que isso? Muito simples. A descoberta de fatos que só engrandece um dado público não interessa pelos poucos aplausos! Uma descoberta ou feito que engrandece toda a humanidade, esse sim terá o aplauso de todos. Cada um dirá que participou do feito, pois é humano e aquele feito engrandece a humanidade e por isso acredita-se em qualquer baboseira que o inclui como humano e coparticipante!


Nenhum comentário:

Postar um comentário