quarta-feira, 29 de julho de 2015
MUDANDO AS AÇÕES DE EDUCAR
O costume de se estabelecer
padrões em determinados fazeres leva as pessoas a redefinirem os objetivos de
certas ações como se a prática costumeira sobrepujasse a finalidade primeira e
única da ação. Como exemplo, citamos a atividade de ensino/aprendizado como ação e
suas formas de acontecer, incluindo as exposições teóricas e práticas,
acompanhadas por avaliações, como os padrões utilizados no cotidiano.
O objetivo das aulas sobre
determinado assunto é prover o conhecimento aos alunos participantes
discutindo-se os entrelaçamentos, da disciplina ou matéria apresentada, com
outros componentes curriculares de forma a atingir o enriquecimento maior do
saber de toda a turma. Para motivar e avaliar o aproveitamento dos discentes, estabelece-se um exercício escolar ou
prova que irá, a princípio, apontar um ranking dos melhores alunos da sala.
Apesar da precariedade das diversas formas de se dar o grau de forma objetiva e
rápida que se dispõe, ainda é a avaliação tradicional utilizada até hoje.
Dependendo da escola e do
curso, essas avaliações variam na forma de aplicação e no número de vezes por
ano ou por semestre. Como deve existir o contato do professor com os discípulos
depois da última prova, é mister dar continuidade às aulas para os alunos até a
apresentação dos resultados das provas, ou mesmo até a conclusão do assunto
estabelecido para aquele período letivo. Essa continuação do curso após os
exercícios escolares deve ser frequentada de forma indiscriminada por todos os
participantes, sem exclusão dos que passaram por média ou tiveram antecipados
os exercícios finais.
Como é de costume dar por encerradas
as aulas após o último exercício escolar, tomou-se como verdadeiro que a
frequência às aulas só deve acontecer até aquela data. Assim, muitos alunos
acham que não devem frequentar as lições após as provas terminais. Há muito
engano nisso. A finalidade das aulas é transmitir o conhecimento e não reunir
matéria para a próxima prova. As lições diárias devem ser revisadas e
aprendidas com o interesse de uma formação completa na área da atividade
profissional escolhida, só assim o aluno fará sucesso na sua profissão.
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