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quarta-feira, 29 de julho de 2015

MUDANDO AS AÇÕES DE EDUCAR

            O costume de se estabelecer padrões em determinados fazeres leva as pessoas a redefinirem os objetivos de certas ações como se a prática costumeira sobrepujasse a finalidade primeira e única da ação. Como exemplo, citamos a atividade de ensino/aprendizado como ação e suas formas de acontecer, incluindo as exposições teóricas e práticas, acompanhadas por avaliações, como os padrões utilizados no cotidiano. 
            O objetivo das aulas sobre determinado assunto é prover o conhecimento aos alunos participantes discutindo-se os entrelaçamentos, da disciplina ou matéria apresentada, com outros componentes curriculares de forma a atingir o enriquecimento maior do saber de toda a turma. Para motivar e avaliar o aproveitamento dos discentes, estabelece-se um exercício escolar ou prova que irá, a princípio, apontar um ranking dos melhores alunos da sala. Apesar da precariedade das diversas formas de se dar o grau de forma objetiva e rápida que se dispõe, ainda é a avaliação tradicional utilizada até hoje. 
            Dependendo da escola e do curso, essas avaliações variam na forma de aplicação e no número de vezes por ano ou por semestre. Como deve existir o contato do professor com os discípulos depois da última prova, é mister dar continuidade às aulas para os alunos até a apresentação dos resultados das provas, ou mesmo até a conclusão do assunto estabelecido para aquele período letivo. Essa continuação do curso após os exercícios escolares deve ser frequentada de forma indiscriminada por todos os participantes, sem exclusão dos que passaram por média ou tiveram antecipados os exercícios finais. 
            Como é de costume dar por encerradas as aulas após o último exercício escolar, tomou-se como verdadeiro que a frequência às aulas só deve acontecer até aquela data. Assim, muitos alunos acham que não devem frequentar as lições após as provas terminais. Há muito engano nisso. A finalidade das aulas é transmitir o conhecimento e não reunir matéria para a próxima prova. As lições diárias devem ser revisadas e aprendidas com o interesse de uma formação completa na área da atividade profissional escolhida, só assim o aluno fará sucesso na sua profissão.

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